Revista Poder

Haddad revela 25 prioridades econômicas para 2025

Fernando Haddad || Crédito: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Durante uma reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou uma lista de 25 prioridades que vão guiar a agenda econômica do governo para 2025 e 2026. As medidas visam fortalecer o crescimento econômico, promover justiça social e garantir a sustentabilidade.

Entre as prioridades, Haddad destacou a necessidade de fortalecer o arcabouço fiscal. A medida busca assegurar a expansão do PIB, diminuir o desemprego e manter a inflação sob controle, além de estabilizar a dívida pública. O governo acredita que essas ações são fundamentais para garantir um crescimento sustentável.

A reforma tributária é um dos pilares da agenda. O projeto propõe a implantção da reforma sobre o consumo e a regulamentação da administração do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Além disso, Haddad planeja ampliar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e aumentar a tributação sobre os milionários.

O plano também inclui a modernização do mercado financeiro. Será proposto um projeto de lei de conformidade tributária, que valorizará os bons contribuintes e responsabilizará os devedores contumazes. Outra prioridade é o fortalecimento da proteção aos investidores no mercado de capitais.

No campo da sustentabilidade, Haddad planeja avançar na implementação do mercado de carbono e promover a emissão de títulos sustentáveis para atrair recursos ao fundo clima. Essas iniciativas visam alinhar o Brasil às melhores práticas globais de governança ambiental.

Entre as demais prioridades, destacam-se a limitação dos supersalários, a reforma da previdência dos militares e a nova lei de falências. O governo também quer regulamentar a atuação das big techs e modernizar o marco legal de preços de medicamentos.

Sair da versão mobile