Revista Poder

Presidente Lula articula encontro com líderes do Congresso antes de enviar propostas importantes

Presidente Lula articula encontro com líderes do Congresso antes de enviar propostas importantes

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se preparando para se reunir com os novos presidentes da Câmara e do Senado logo após as eleições legislativas de fevereiro. De acordo com assessores do governo, a intenção de Lula é estreitar o relacionamento com as novas lideranças antes de enviar as principais pautas governistas de 2025 ao Congresso.

A estratégia de diálogo do governo

Lula quer se encontrar separadamente com os favoritos para comandar as duas Casas Legislativas: o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Câmara e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o Senado. O objetivo dessas reuniões é definir o cronograma das propostas governistas e, principalmente, discutir possíveis resistências dentro da base aliada.

Prioridades do governo para março

O governo federal tem duas prioridades para o início de 2025: a segurança pública e a reforma tributária sobre a renda. Em relação à segurança, a proposta de uma PEC da Segurança deve ser enviada ao Congresso com o intuito de redefinir as atribuições das polícias federais, além de contemplar os governos estaduais, especialmente aqueles com bancadas fortes como os de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A reforma tributária, por sua vez, será fatiada. A primeira fase incluirá a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda e a tributação de super ricos. A segunda fase, que será debatida posteriormente, visa a atualização da tabela do imposto de renda, que atualmente está desatualizada em mais de 160%.

Sair da versão mobile