Revista Poder

Inflação aproxima-se de 5% em 2025, segundo Boletim Focus

No primeiro Boletim Focus de 2025, o Banco Central divulgou novas projeções econômicas, sinalizando um aumento na inflação e uma elevação das taxas de juros. A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu para 4,99%, aproximando-se da marca de 5%.

A pesquisa, que reúne estimativas de mais de 100 instituições financeiras, aponta que o mercado prevê uma inflação superior ao teto da meta, que é de 4,5%. Este cenário se reflete na previsão de aumento da Selic, a taxa básica de juros, que passou de 14,75% para 15% ao ano, conforme indicam os economistas.

Os analistas atribuem a elevação das projeções a fatores como o aumento dos gastos públicos. Medidas anunciadas pelo governo para conter as despesas, incluindo ajustes no salário mínimo e cortes em setores como educação, ainda não demonstraram impacto significativo para reduzir a pressão inflacionária.

Para 2026, as previsões também subiram levemente, com o IPCA projetado em 4,03%. Além disso, a cotação do dólar deve permanecer alta, com estimativas de fechamento em R$ 6 no fim de 2025. Essa valorização da moeda americana pode influenciar ainda mais os preços internos, pressionando o custo de vida.

Sair da versão mobile