Revista Poder

Relatório do inquérito do golpe será entregue à PGR amanhã

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu adiar para esta terça-feira (25) o envio do relatório do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Inicialmente, a expectativa era de que o documento fosse encaminhado na segunda-feira, mas a análise detalhada das mais de 800 páginas pelo ministro provocou o atraso.

O relatório elaborado pela Polícia Federal inclui indiciamentos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por suposta participação em um plano para derrubar o Estado Democrático de Direito em 2022. Apesar de conter informações sensíveis, o material ainda está sob sigilo, e cabe a Moraes decidir se e quando torná-lo público.

Segundo fontes ligadas à PGR, a análise completa do documento pode levar tempo. Com o recesso de fim de ano prestes a começar, as movimentações em torno do caso devem ser adiadas até fevereiro de 2025. Durante o período, o ritmo das atividades no Judiciário e na Procuradoria costuma desacelerar, dificultando a tomada de decisões rápidas.

Sair da versão mobile