Revista Poder

Satélite de madeira é lançado ao espaço pela SpaceX

Foto reprodução Instagram

Nesta terça-feira, 5 de novembro, o primeiro satélite de madeira do mundo, chamado LignoSat, foi lançado ao espaço pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, em uma missão para a Estação Espacial Internacional.

O satélite, desenvolvido pela Universidade de Kyoto e pela construtora Sumitomo Forestry, tem o objetivo de demonstrar o potencial da madeira como material renovável na exploração espacial.

Nomeado em homenagem à palavra latina para “madeira”, o LignoSat tem o tamanho da palma da mão e será lançado em órbita a cerca de 400 km acima da Terra. A equipe responsável pelo projeto acredita que a madeira é mais durável no espaço do que na Terra, pois não há água ou oxigênio que possam apodrecê-la ou inflamá-la.

Além disso, os satélites de madeira minimizam o impacto ambiental no final de sua vida útil, pois queimam completamente durante a reentrada na atmosfera, sem criar poluição. A equipe de pesquisadores espera que o sucesso do LignoSat abra caminho para o uso de madeira em futuras construções espaciais, como casas e estações espaciais.

Sair da versão mobile