Revista Poder

Paulo Alexandre é o grande “padrinho” das eleições em Santos

paulo Alexandre

Foto: Renato Araujo/Agência Câmara

Pesquisa revela que Paulo Alexandre Barbosa é o político mais influente de Santos, superando Lula, Bolsonaro e Tarcísio nas eleições municipais

O poder de influência sobre o eleitor nos municípios tem características muito particulares e os figurões da política nacional acabam sendo ofuscados pelos “padrinhos” caseiros. Naturalmente, cada lugar tem sua característica.

Essa característica se confirmou em Santos, onde o deputado federal e ex-prefeito do município, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), destaque na revista IstoÉ, mostrou que tem mais poder de persuasão que o presidente Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pesquisa realizada pelo instituto Quaest, por exemplo, mostra que Paulo Alexandre Barbosa foi o político com maior capacidade de influenciar a decisão do eleitorado na eleição que terminou no último domingo (27). Na cidade, onde Bolsonaro tinha a candidata Rosana Valle (PL), segundo a pesquisa, pelo menos 33% do eleitorado que deu vitória ao prefeito Rogério Santos (Republicanos), foi influenciado por Paulo Alexandre.

A pesquisa da Quaest, realizada em outubro, 33% dos entrevistados afirmaram que as chances de votarem em determinado candidato aumentariam se este fosse apoiado por Paulo Alexandre.  Seu poder de convencimento junto ao eleitor é o destaque da revista IstoÉ, em reportagem que destaca os “grandes” vencedores das eleições municipais.

Neste quesito, Paulo Alexandre saiu à frente de Tarcísio, Bolsonaro e do presidente Lula, que tiveram índices de 27%, 26% e 22%, respectivamente. A pesquisa apontou ainda que o ex-prefeito de Santos.

QUEM É

Deputado federal e ex-prefeito de Santos, Barbosa comandou o município por oito anos, de 2013 e 2020. Na última eleição, ele apoiou o atual prefeito, Rogério Santos, que foi reeleito disputando com a também deputada federal, Rosana Valle (PL-SP), que tinha como “padrinho” o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Sair da versão mobile