Revista Poder

Sistema anti-incêndio do Shopping 25 Brás não funcionou; entenda

Sistema anti-incêndio do Shopping 25 Brás não funcionou; entenda

A CET recomenda que os motoristas evitem aárea - Reprodução X (@_alexbraga )

Segundo o bombeiro, o Shopping 25 Brás tem dispositivos contra incêndios, mas que não funcionaram

O Shopping 25 Brás, na região central de São Paulo, sofreu um incêndio na madrugada desta quarta-feira (30). Embora o edifício contasse com sistema de sprinklers – chuveiros automáticos que liberam água em casos de princípio de incêndio –, o equipamento falhou, conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros. A ausência do funcionamento desses dispositivos permitiu que o fogo se espalhasse, agravando a situação.

“Nessa edificação, havia sprinklers, que têm a função de controlar o princípio de incêndio. Se esses dispositivos tivessem sido acionados, muito provavelmente o incêndio teria sido contido na loja ou box onde começou, no máximo afetando as laterais”, explicou o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (31).

Cristo também ressaltou que, apesar de o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ter perdido a validade desde agosto, haveria a chance de evitara situação caso os sistemas de segurança tivessem com a verificação em dia e em funcionamento.

“Tão importante quanto possuir o AVCB, que certifica que o local possui medidas de segurança contra incêndios, é garantir que esses equipamentos estejam operacionais. Mesmo com o AVCB vencido, se o sistema de sprinklers tivesse sido fiscalizado e estivesse funcional, não estaríamos enfrentando esse incêndio de grandes proporções”, afirmou o capitão.

Enquanto isso, a responsabilidade pela emissão do AVCB é do proprietário do prédio e do operador do estabelecimento, que devem acionar os bombeiros para inspeção. O incêndio entrou em fase de rescaldo por volta das 22h, e o Corpo de Bombeiros continua atuando no local com 10 viaturas e 23 agentes, para evitar que focos remanescentes reacendam as chamas.

Posicionamento do Shopping

Em nota, o Shopping 25 Brás afirmou que “todos os equipamentos de segurança e combate a incêndio estavam em pleno funcionamento” e que contava com uma brigada de bombeiros civis no local.

Interdições na Região

Devido ao incêndio, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mantém bloqueios nas ruas próximas, incluindo:

De acordo com a Folha de SP, o desvio orientado passa pela Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira e Avenida Celso Garcia. A CET recomenda que os motoristas evitem a área.

Incêndio

O acionamento do Corpo de Bombeiros ocorreu às 6h30 para combater o incêndio na Rua Barão de Ladário, altura do número 300. As chamas se propagaram rapidamente e causaram o desabamento do teto por volta das 8h. Segundo o capitão Maycon Cristo, o controle do fogo aconteceu por volta das 12h50. As causas do incêndio estão sob investigação.

Além disso, a Defesa Civil municipal relatou que o incêndio teve início no segundo pavimento, com focos intensos no primeiro andar. Cerca de 200 lojas pequenas sofreram danos, embora alguns lojistas tenham conseguido fechar suas portas e salvar mercadorias rapidamente após o início do fogo.

Sair da versão mobile