Revista Poder

Perdeu a identidade? Veja quais são os documentos válidos para o Enem

Perdeu a identidade? Veja quais são os documentos válidos para o Enem

Segundo o Inep, a medida foi adotada para aumentar a segurança e reduzir o risco de fraudes na identificação dos candidatos - Reprodução Flickr (@agenciabrasilia)

A nova regra do BO no Enem servirá para aumentar a segurança, segundo o Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será realizado nos próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro, e os estudantes se encontram nos preparativos finais para o exame, que é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Para a realização das provas, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação. Mas, caso o candidato perca seu documento, o que fazer?

Nova regra no Enem

A partir deste ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador do Enem, não aceitará boletins de ocorrência (BO) como forma de comprovar identidade no dia da prova. Segundo o Inep, a medida será para aumentar a segurança e reduzir o risco de fraudes na identificação dos candidatos.

Até 2023, o BO era um documento válido caso tivesse sua emissão em até 90 dias antes do primeiro dia de prova do Enem. Contudo, o Inep justifica a mudança pela ampla disponibilidade de documentos, incluindo versões digitais, que agora podem ser utilizados.

De acordo com a Folha de SP, é permitido o uso de documentos digitais acessíveis por meio do aplicativo Gov.br, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida em diversos estados como substituto do RG.

Exigências para identificação

Os documentos válidos para a apresentação no dia da prova incluem:

Para estrangeiros

Estrangeiros podem utilizar:

Documentos não aceitos no Enem

Não serão aceitos para identificação:

Essas novas diretrizes buscam garantir a segurança e autenticidade da identificação dos candidatos no Enem 2024.

Sair da versão mobile