A Ubes não recebeu queixas de candidatos do Enem neste ano
Aproximadamente 4,3 milhões de alunos farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 cidades do Brasil. O endereço do local de prova foi liberado no Cartão de Confirmação de Inscrição no dia 22, na área do participante. Mas, se um estudante precisar, ele ainda pode alterar o local da prova?
A resposta é não. Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, o endereço indicado no cartão é definitivo, para garantir igualdade de condições. O Inep explica que a escolha do local é baseada na proximidade da casa do estudante. Em cidades menores, o endereço é nas áreas centrais para facilitar o acesso.
Distância
O Inep informa que, este ano, não houve queixas dos candidatos quanto à distância do local de prova, diferente do ano passado. Em 2023, cerca de 50 mil alunos foram designados a locais a mais de 30 km de suas residências, gerando muitas reclamações. Para esses casos, houve a divulgação de novas datas.
A Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) também não recebeu queixas neste ano. Portanto, a expectativa é que o exame ocorra sem contratempos desta vez. Contudo, os estudantes devem se organizar para evitar atrasos e não correr o risco de perder a prova. Os portões irão abrir às 12h e fecharão pontualmente às 13h (horário de Brasília).
Passe livre
Para ajudar os candidatos, a Ubes lançou uma campanha pelo passe livre nos dias de prova do Enem. A entidade, que representa cerca de 40 mil estudantes de ensino médio, solicitou a gratuidade no transporte público aos governos estaduais, do Distrito Federal, às prefeituras das capitais e suas secretarias de educação e transporte.
A Ubes justificou o pedido como um incentivo para que mais estudantes tenham acesso à prova, reduzindo a taxa de abstenção, que foi de 32% no ano de 2023. No último Enem, segundo a entidade, aproximadamente um milhão de candidatos usaram a gratuidade. A meta agora é expandir esse benefício para todos.
“Cerca de 48% dos estudantes faltantes não realizam o exame por dificuldades financeiras, eliminar a barreira do pagamento do deslocamento assegura que qualquer estudante possa prestar o vestibular, independente da sua situação financeira. Esse tipo de política reflete um compromisso com a democratização do acesso à educação, com o bem-estar da juventude e com a valorização da educação; é um importante passo para um futuro onde cada estudante tenha a chance de realizar seu sonho e contribuir com o desenvolvimento do país”, disse a Ubes na carta enviada aos governantes.
Transporte
Em algumas cidades, como São Paulo, o transporte público já é gratuito aos domingos. Natal (RN) também anunciou gratuidade para os participantes do Enem nos dias de prova. Espera-se que mais cidades adiram à campanha. Caso o passe livre não esteja disponibilizado, os candidatos ainda terão o auxílio da ação Carona Estácio. A instituição oferece um cupom de R$ 15 para uso no Uber até o local de prova. A promoção vale apenas para o primeiro dia, em 3 de novembro.
De acordo com a Folha de SP, para resgatar o cupom, é preciso se cadastrar no site da campanha: estacio.br/carona-estacio. Após o registro, um cupom estará liberado por CPF. A quantidade tem um limite e os vouchers estarão ativos a partir das 10h, com validade até às 21h do dia 3. Além disso, candidatos de Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba terão a opção de utilizar gratuitamente bicicletas compartilhadas da Tembici, em parceria com a Estácio. A retirada dos cupons poderá acontecer no site da Carona Estácio e estarão válidos para os dois dias de exame.