O ex-presidente Jair Bolsonaro não está gostando de ver a possibilidade de Rogério Santos, candidato do governador, ser reeleito
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) estão em pé de guerra diante da chance de reeleição do atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos). Bolsonaro, irritado com o segundo lugar de sua candidata a prefeita, em Santos, a deputada federal Rosana Valle (PL), partiu para o ataque ao prefeito.
Em vídeo que seria para reforçar o pedido de voto na deputada, Bolsonaro gastou quase todo o tempo, visivelmente bravo, para criticar Rogério e pedir ao eleitor que não vite nele. Com a possibilidade real de reeleição de Rogério Santos, o clima entre o ex-presidente e Tarcísio não é bom. Tão irritado que estava na gravação do vídeo, Bolsonaro chegou até a dizer que sua candidata “pode até errar”, mas que Rogério “já errou“.
Ao gravar o vídeo, Bolsonaro se mostra incomodado com os 45% de preferência do eleitorado pelo atual prefeito. No vídeo, Bolsonaro recomenda que o eleitor não vote no prefeito. “Nesse cara, não, pô! Ele me criticava o tempo todo: negacionista“. Ele se referia às críticas que Rogério Santos teria feito durante a pandemia da Covid-19.
Em determinado trecho, Bolsonaro cita um suposto vídeo onde o atual prefeito de Santos teria mandado fiscalizar um sufista. “Que recuperar o vídeo de perseguição a surfista na praia, em Santos. Fica em casa, economia a gente vê depois”. Sobre o surfista, o ex-presidente o identificou como “um coitado aí que trabalha o dia todo para ver se come um pescoço de frango na janta“, disse.
Mobilização fracassada
O evento, planejado para ser uma grande mobilização de seus apoiadores, acabou sendo um fracasso de público e repercussão. Apesar das expectativas da campanha de Rosana, a adesão foi muito menor do que o esperado, com ruas vazias e pouca movimentação popular. O fato gerou uma repercussão negativa entre os eleitores e mostrou a dificuldade de mobilização em torno da candidata, que tenta desbancar o atual prefeito Rogério Santos.
NÃO REELEJA
O vídeo tem 1:26 de duração e Bolsonaro usa apenas cerca de 50 segundos para sugerir que vote em sua candidata, Rosana Valle. Ele insiste para que o eleitor não reeleja Rogério. Além de não gastar muito tempo para pedir voto à deputada, Bolsonaro ainda diz: “outra pessoa pode até errar”. Ao pedir voto diretamente em Rosana, o ex-presidente diz: “Vota noutro cara, na Rosana Valle, vota na Rosana Valle“.