Revista Poder

Edmundo González e María Corina Machado ganham prêmio humanitário

Edmundo González e María Corina Machado ganham prêmio humanitário

O Prêmio Sakharov foi criado em 1988 e é concedido a indivíduos e organizações que promovem os direitos humanos e a democracia - Reprodução Instagram (@mariacorinamachado)

aRoberta Metsola citou sobre a luta de Edmundo González e María Corina Machado

Nesta quinta-feira (24), o Parlamento Europeu entregou o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento aos líderes da oposição venezuelana, María Corina Machado e Edmundo González, em reconhecimento por “representarem o povo da Venezuela que luta pela restauração da liberdade e da democracia”.

Em julho, a Venezuela realizou uma eleição presidencial, na qual a oposição divulgou contagens de votos que, segundo afirmam, indicam uma vitória expressiva de González. No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral declarou Nicolás Maduro, o atual presidente, como vencedor. As autoridades venezuelanas procuram González, que se exilou na Espanha.

De acordo com a CNN, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou a luta dos líderes. “Edmundo e María continuam a lutar por uma transição livre, justa e pacífica do poder, defendendo destemidamente os valores que milhões de venezuelanos e este Parlamento tanto valorizam: justiça, democracia e Estado de Direito”.

O Prêmio Sakharov começou em 1988 e é uma premiação para indivíduos e organizações que promovem os direitos humanos e a democracia. No ano passado, a iraniana Mahsa Amini e o movimento “Mulher, Vida, Liberdade” no Irã ganharam o prêmio.

Sair da versão mobile