A PepsiCo acrescentará dois pacotes de salgadinhos em combos de 18 unidades
Os consumidores têm rejeitado a compra de salgadinhos, biscoitos e outros produtos de tamanhos reduzidos, fenômeno conhecido como reduflação. A PepsiCo, responsável pelas marcas Lay’s, Doritos, Tostitos e Ruffles, planeja oferecer pacotes mais recheados, após receber reclamações sobre os altos preços de embalagens menores.
De acordo com a empresa, os consumidores estão optando por alternativas mais acessíveis ou simplesmente parando de comprar esses produtos. Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo, comentou à CNN que os pacotes “bônus” de Tostitos e Ruffles terão 20% a mais de conteúdo pelo mesmo preço dos tamanhos padrão em locais selecionados.
Além disso, a PepsiCo vai introduzir dois pacotes em combos de 18 unidades, conforme informou um porta-voz. “É a temporada de futebol. Muitas reuniões estão acontecendo”, destacou Laguarta durante uma teleconferência de resultados na semana passada. Essa mudança representa uma inversão na tendência de redução de embalagens que afetou marcas como Tostitos e Ruffles nos últimos anos.
Em 2021, Edgar Dworsky, advogado de proteção ao consumidor e fundador do site Consumer World, que acompanha de perto a reduflação, constatou que a versão “Hint of Guacamole” da Tostitos encolheu cerca de 30 gramas, passando de 340 para 311 gramas, enquanto a versão “Hint of Lime” diminuiu de 368 para 311 gramas.
Dworsky também notou que a Ruffles reduziu 15 gramas em um pacote de “Sour Cream & Onion” em 2013. “Já era hora”, comentou Dworsky sobre a decisão da PepsiCo. “Os fãs de chips sofreram com essas reduções por anos.”
A PepsiCo é a maior fabricante de salgadinhos nos Estados Unidos, e, segundo Robert Moskow, analista da TD Cowen, é provável que os concorrentes sigam o mesmo caminho e aumentem os tamanhos das embalagens.
Preços mais altos, vendas em queda
As mudanças da PepsiCo são uma resposta ao fato de que, pressionados pela inflação, os consumidores estão comprando menos salgadinhos. Quando o fazem, frequentemente trocam marcas mais caras, como Tostitos, por opções de varejistas como Walmart e Costco. No terceiro trimestre de 2024, as vendas de lanches caíram 0,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e o volume no varejo registrou uma queda de 1,1%, de acordo com análise do Bank of America.
De acordo com a CNN, as vendas de lanches da PepsiCo caíram 1% no último trimestre, com um volume que também caiu 1,5%. Os preços dos lanches aumentaram mais rapidamente do que os de outros produtos. Desde 2020, o preço dos salgadinhos subiu 36%, enquanto o aumento médio nos preços dos supermercados foi de 21%, conforme destacou Moskow. Em setembro de 2020, o preço médio de um pacote de chips de batata de 453 gramas era de US$ 6,46 (aproximadamente R$ 36), enquanto em setembro deste ano o valor médio foi de US$ 5,02 (R$ 28), segundo dados do governo federal.
Nos últimos anos, consumidores e legisladores expressaram seu descontentamento em relação às empresas que diminuíram o tamanho dos produtos enquanto aumentavam os preços, incluindo protestos de figuras como o presidente Joe Biden e o Cookie Monster.
Empresas como PepsiCo, General Mills e Mondelez tentaram aumentar as promoções para reconquistar clientes, mas com pouco sucesso, conforme o Bank of America. Outras empresas também buscam responder à insatisfação dos consumidores com a reduflação.
Recentemente, a Domino’s lançou uma promoção temporária chamada “Moreflation”. Clientes que pedissem duas ou mais pizzas médias com diferentes sabores podiam trocar uma por uma grande gratuitamente. “Os consumidores estão cansados de receber porções menores pelo mesmo preço”, afirmou o diretor financeiro da Domino’s, Sandeep Reddy, durante uma teleconferência de resultados no mês passado.