Revista Poder

Lula deseja escolher aeronave presidencial ainda em 2024

Lula deseja escolher aeronave presidencial ainda em 2024

No ano anterior, um estudo preliminar sobre a aquisição já havia sido apresentado a Lula, mas ele decidiu adiar a compra - Reprodução X (@vozconserva)

A aeronave presidencial atual custou US$ 56,7 milhões em 2004

O Ministério da Defesa deverá submeter propostas de preços para a aquisição de uma nova aeronave presidencial até o final deste ano, conforme solicitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe de Estado expressou seu desejo de selecionar um novo avião ainda em 2023, embora a entrega e a entrada em operação do mesmo estejam previstas apenas para o próximo ano.

De acordo com fontes do governo, o presidente encarregou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de conduzir um estudo abrangente que apresente diferentes opções de compra. A expectativa é que aconteça a apresentação de um relatório com detalhes de possíveis alternativas ao presidente até dezembro.

Durante uma entrevista concedida na semana passada, Lula confirmou a intenção de adquirir novas aeronaves presidenciais, ressaltando que essa decisão visa atender às necessidades do governo brasileiro. A decisão foi impulsionada por problemas técnicos recorrentes na atual aeronave presidencial, adquirida em 2004, que recentemente sofreu uma pane durante uma viagem ao México.

Aeronave presidencial

A iniciativa de renovação da frota conta com o respaldo das Forças Armadas e de especialistas em aviação consultados pela CNN. Eles apontam a necessidade de substituir o modelo atual devido à sua limitada autonomia de voo e frequentes falhas técnicas. O avião atualmente utilizado possui uma autonomia de 11 mil quilômetros e capacidade para 45 pessoas, com passageiros e tripulação inclusos. Mas necessitando de paradas intermediárias em viagens mais longas, como para o Leste Europeu ou Ásia.

No ano anterior, já havia acontecido a apresentação de um estudo preliminar sobre a aquisição para Lula. Entretanto, ele decidiu adiar a compra devido ao contexto econômico da época. Naquela ocasião, estimava-se que a opção mais econômica custaria entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões. Em comparação, a aeronave atual custou US$ 56,7 milhões em 2004. Atualmente, esse valor seria equivalente a cerca de US$ 96,4 milhões quando ajustado pela inflação.

Sair da versão mobile