Revista Poder

Aeronave chega no Brasil com segundo grupo de repatriados

Aeronave chega no Brasil com segundo grupo de repatriados

Esta iniciativa faz parte da operação "Raízes do Cedro" - Reprodução Instagram (@fab_oficial)

A tripulação incluiu uma equipe multidisciplinar para garantir assistência durante o voo

Na manhã desta terça-feira (8), a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, recebeu o segundo contingente de brasileiros repatriados do Líbano através de um voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB). A bordo, estavam 227 cidadãos, entre eles 49 crianças, das quais sete eram bebês de colo. O voo, que partiu de Beirute na segunda-feira (7) e realizou uma escala técnica em Lisboa, Portugal, também transportou três animais de estimação.

Esta iniciativa faz parte da operação “Raízes do Cedro”, uma ação coordenada pelo governo federal para retirar cidadãos brasileiros do território libanês. Até o momento, a operação já trouxe 456 repatriados e seis animais de estimação de volta ao Brasil. O primeiro grupo chegou no domingo (6) e foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Voo

Além de repatriar cidadãos, a aeronave levou ao Líbano suprimentos médico-hospitalares como parte de uma doação solicitada pelas autoridades locais. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, novas remessas de itens emergenciais estão previstas para os próximos voos.

Para garantir assistência durante a viagem, a tripulação incluiu uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos. Segundo a CNN, essa equipe foi responsável por oferecer suporte e cuidados aos passageiros durante o trajeto.

O Itamaraty, por meio de comunicado divulgado na segunda-feira (7), assegurou que mantém contato contínuo com brasileiros que desejam deixar o Líbano através da Embaixada do Brasil em Beirute. “O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, finalizou a nota.

Sair da versão mobile