Estratégia, inteligência emocional e gestão de tempo são alguns dos requisitos que aceleram o crescimento do grupo UMAUMA no mercado corporativo
O Brasil é, definitivamente, um país empreendedor. De acordo com a pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), mais de 42 milhões de pessoas possuem ou estavam prestes a abrir o próprio negócio. O que representa 19% da população total e 30,1% dos adultos. Essa quantia fica ainda maior se somado aos 48 milhões de brasileiros que ainda não possuem nenhum empreendimento. Mas pretendem abrir em um período de até 3 anos – totalizando em 90 milhões.
Os números são expressivos e fazem com que o Brasil figure entre os dez países mais empreendedores do mundo. Ocupando a oitava posição. Em um cenário tão competitivo, e com potencial para dobrar a curto prazo, é fundamental que os empreendedores tenham algumas competências estratégicas para destacar seu negócio entre os concorrentes. Para Bruno Dias, sócio fundador do grupo UMAUMA, ser um empreendedor de sucesso não se resume à capacidade de comandar uma empresa.
“Empreender vai muito além de criar e gerir um negócio – envolve diversas habilidades essenciais para se posicionar e virar referência naquilo que faz, dentro de um mercado desafiador e dinâmico. Neste processo, é essencial ter sócios e colaboradores com pontos de vista e fortalezas complementares ao seu, para construir um time capacitado e estratégico”, explica o executivo.
Pontos importantes para que o sucesso pessoal
Como um dos sócios de um dos mais completos ecossistemas de entretenimento do país – que teve início em 2017 com a fusão da Agência Haute com a Fishfire e, atualmente, conta com 14 agências – Bruno identifica quatro pontos importantes para que seu sucesso pessoal e a prosperidade do negócio estejam sempre alinhados:
- Visão estratégica de mercado
- Gestão de tempo
- Inteligência emocional
- Bom relacionamento com todos seus públicos
“Um bom empreendedor permanece atento a tudo que está acontecendo, não só no seu negócio, mas em todo o segmento no qual ele está inserido. Do concorrente ao cliente, do colaborador ao parceiro. Esse olhar 360º é fundamental para o crescimento do negócio, pois ajuda a identificar tendências, calcular riscos e traçar rotas assertivas, garantindo que seu produto ou serviço não fique obsoleto. Se você está sempre antenado a cada detalhe, dificilmente será ultrapassado”, destaca Dias.
Para um empreendedor, tempo é algo valioso. Diante das muitas tarefas executadas no dia a dia do negócio, especialmente os que contam comequipes pequenas, saber gerir e otimizar o tempo te torna mais produtivo, ajuda a otimizar suas tarefas profissionais e responsabilidades pessoais. Aumentando assim, a qualidade do trabalho executado.
A inteligência emocional de um empreendedor
A inteligência emocional, por sua vez, traz a segurança necessária para enfrentar desafios que acompanham a jornada do empreendedorismo. “É importante saber lidar com a pressão do dia a dia do seu negócio, afinal, não é uma tarefa fácil. A trajetória de grandes empresas, que são referência dentro de seus segmentos, é repleta de contratempos e frustrações, muitas dificuldades que surgem ao longo do caminho. Esse equilíbrio emocional forma um bom líder, que toma decisões ponderadas, alguém capaz de reinventar seu negócio quantas vezes for necessário para fazer dar certo”, afirma o executivo.
Além disso, durante o período da pandemia, quando o setor de eventos foi totalmente paralisado, o grupo UMAUMA – assim como muitas outras empresas deste segmento – viu sua receita cair. E assim contou com a resiliência de seus gestores para continuar forte no mercado. “Foi um período de muita incerteza, quando não pudemos contar com o carro-chefe da empresa, que é promover experiências para diferentes públicos. Ali, a inteligência emocional foi essencial para não abrirmos mão de tudo e encontrarmos alternativas. Como a produção de lives, que estavam super em alta, e a criação da Cigarra, nossa agencia de comunicação, para continuar faturando”, completa Bruno Dias.
Por fim, a proximidade com todos os públicos envolvidos com o seu negócio – sejam eles clientes, colaboradores, fornecedores ou parceiros – cria um elo de confiança e um sentimento de pertencimento. Que fortalecem o relacionamento e faz com que o empreendedor seja visto como referência. Além disso, isso contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva, capaz de acelerar o desempenho e crescimento da empresa.