Revista Poder

Rosewood São Paulo lança 2ª edição do projeto “O Vinho e seus Caminhos”

Em novo encontro, especialistas e entusiastas vão discutir a adaptação dos terroirs vinícolas brasileiros às mudanças climáticas, trazendo um olhar sistêmico sobre a produção de vinhos no Sul do Brasil

Enchentes, queimadas, altas temperaturas, poluição do ar… As consequências das alterações climáticas não são mais uma preocupação de diversos setores da sociedade para o futuro. O assunto tem urgência no presente, assim como medidas a serem tomadas para conter as ramificações e crises nas esferas sociais e econômicas. Na vinicultura não é diferente, uma vez que as vinícolas também têm forte influência para a economia das regiões onde estão instaladas, independente do porte.

Em resposta aos desafios ambientais, vinhedos têm adotado diversas estratégias que abrangem desde a estrutura física das plantações até os métodos de cultivo e a escolha das variedades de uva. Boas práticas sustentáveis, como o reuso da água ou o aproveitamento integral da uva na utilização da indústria cosmética, estão se destacando no cenário do vinho sustentável. Em abril passado, o Rosewood São Paulo convidou o enólogo Luis Henrique Zanini para compartilhar sua expertise e explorar como a regeneração se traduz nos vinhos singulares da Era dos Ventos (Bento Gonçalves / RS).

Para debater esses e outras iniciativas visionárias, o Rosewood São Paulo lança a segunda edição do projeto “O Vinho e seus Caminhos”, liderado por Lou Ana Garcia, gerente de Impacto Social do Rosewood São Paulo, e Julia Derado, wine director do Rosewood São Paulo; com apoio de Ariel Kogan, sócio da importadora Família Kogan Wines e especialista em sustentabilidade. Neste encontro, eles reúnem produtores de três terroirs distintos do Sul do Brasil: Eduardo Lira, da Vinícola Thera (Serra Catarinense/SC), Gabriela Pötter, da Vinícola Guatambu (Campanha Gaúcha/RS), e Edegar Scortegagna, da Vinícola Luiz Argenta (Serra Gaúcha/RS), sob mediação de Suzana Barelli, jornalista e colunista de vinhos do jornal O Estado de S.Paulo. Juntos, eles vão compartilhar como se adaptaram às mudanças climáticas, destacando as particularidades e desafios únicos de cada região.

O bate-papo acontece dia 03 de outubro, a partir das 18h, no Aya Hub, um espaço no Cidade Matarazzo que proporciona uma experiência única de conexão e geração de oportunidades para acelerar a econômica regenerativa e carbono zero do Brasil. Aberto ao público, com ingressos disponíveis no Sympla, o talk segue com uma degustação dos produtores convidados. Para uma experiência ainda mais sensorial, é possível seguir para um jantar harmonizado em cinco etapas no restaurante Blaise, a brasserie premium do Rosewood São Paulo.

Serviço
2ª Edição “O Vinho e seus Caminhos”
Quando: 03 de outubro, às 18h
Onde: AYA Hub – Alameda Rio Claro, 40, Bairro Bela Vista. São Paulo, SP.
Ingressos: sympla.com.br

Sair da versão mobile