Revista Poder

Marketing de influência no setor automobilístico: Uma revolução na estratégia de vendas

Nos últimos anos, o marketing de influência ganhou destaque em diversos setores, e o automobilístico não ficou para trás, à medida que a importância de explorar as características dos produtos se associaram ao estilo de vida que desejam promover. De acordo com estudo da GWI Core Dataset, 42,8% dos usuários do TikTok do Brasil têm interesse em temas sobre carros e motos e 22,9% pretendem comprar um automóvel novo nos próximos dois anos. As marcas passaram a utilizar influenciadores não apenas para destacar a performance e inovação de seus veículos, mas também para criar uma conexão emocional com o público, mostrando como o carro se encaixa no dia a dia e nas aspirações dos consumidores.

Segundo Leandro Bravo, co-fundador da Cely, startup pioneira em conectar marcas e creators, essa estratégia tem sido crucial para atingir novos públicos, especialmente os mais jovens, que valorizam autenticidade e experiências personalizadas. Com cerca de 30 campanhas bem-sucedidas realizadas para grandes marcas como Citroën, Peugeot, Hyundai, Jeep e Ram, as ações destacam o uso do carro em contextos cotidianos – como viagens, crianças brincando no banco de trás, idas ao mercado e momentos em família. Essa abordagem tem se mostrado extremamente eficaz, pois enfatiza a funcionalidade e praticidade dos veículos em situações comuns, criando uma conexão mais autêntica com o consumidor.

Leandro Bravo

Essa abordagem repercute especialmente bem entre consumidores experientes em tecnologia digital, como a Geração Z, que valorizam conteúdo identificável e baseado na experiência.  “A ação que desenvolvemos para Citroën – “Pets”,  teve a participação de mais de dez influenciadores e mostrou o Novo Aircross como o carro ideal para todas as famílias. Os conteúdos seguiram a linguagem do influenciador, trazendo autenticidade  para a campanha. Nosso resultado chegou em cerca de 1 milhão de visualizações orgânicas, demonstrando o poder que o marketing de influenciadores tem”, conta Leandro Bravo, co-founder da cely.

Há uma crescente tendência de apresentar os veículos em situações reais do dia a dia, distanciando-se do conteúdo tradicional focado exclusivamente na alta performance. As marcas automotivas têm visto o marketing de influência como um aliado poderoso, capaz de demonstrar esses detalhes, acessórios e a usabilidade dos veículos de maneira autêntica, personalizando seus produtos ao estilo de vida dos influenciadores. Isso torna a mensagem mais próxima e impactante para a audiência. No entanto, o sucesso dessa ação depende da escolha cuidadosa dos influenciadores, garantindo que eles tenham uma conexão genuína com a marca e ressoem com os valores e aspirações da audiência.

“A seleção dos influenciadores é feita com base em um criterioso processo de análise da persona da marca. É importante realizar um ‘raio X’ detalhado para alinhar expectativas por meio de um disaster check, garantindo que a escolha dos influenciadores esteja em sintonia com as políticas e diretrizes da marca”,  destaca Leandro.

Sobre a Cely 

Com mais de oito anos de atuação no mercado, a Cely é pioneira em desbravar o marketing de influência no país, com campanhas para marcas como Danone, Mars, Banco Inter, Hypera, Piccadilly entre outras. Com sócios com ampla expertise no mercado de influência e tecnologia, foi disruptiva ao desenvolver uma ferramenta inédita, com o objetivo democratizar o acesso ao marketing de influência. Sempre inovando, criou a cely Tech, unidade de negócios focada em tecnologia para lançar produtos para o mercado, com base em sua experiência de 8 anos, oferecendo produtos escalonáveis na Creator Economy, tanto para marcas e empresas, quanto para Creators.

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