Revista Poder

Brasil acelera negociações para retirar brasileiros do Líbano

Brasil acelera negociações para retirar brasileiros do LíbanoBrasil acelera negociações para retirar brasileiros do Líbano

Estima-se que cerca de 21 mil brasileiros e seus familiares residam no Líbano - Reprodução Bluesky (@choquei.com)

Brasil intensificou negociações com a Síria para repatriação de brasileiros no Líbano

Nos últimos dias, o Brasil acelerou as negociações com a Síria para facilitar a retirada de brasileiros que estão no Líbano. Estes que, devido à escalada do conflito com Israel, podem necessitar de resgate imediato.

De acordo com a CNN, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reunirá nas próximas horas em Nova York com autoridades sírias para discutir as opções de repatriação dos cidadãos brasileiros.

Além disso, a diplomacia brasileira está avaliando a possibilidade de incluir a Rússia nas negociações. O país liderado por Vladimir Putin possui uma base militar na região, considerada uma rota de fuga viável pelos diplomatas brasileiros.

Esse plano acontece com cautela e só deverá avançar se a situação do conflito se agravar, o que poderia resultar no fechamento dos aeroportos no Líbano.

O Itamaraty informou que ainda está finalizando a contagem dos interessados em receber apoio logístico dos aviões da FAB para retornar ao Brasil. Estima-se que cerca de 21 mil brasileiros e seus familiares residam no Líbano.

Até o momento, outros países não anunciaram operações de retirada. Entretanto, diferentemente das várias missões que o governo brasileiro enviou a Israel, a situação no Líbano ainda não foi avaliada com a mesma urgência.

Sair da versão mobile