Revista Poder

Beleza masculina: 7 opções para os homens no universo da cirurgia plástica e procedimentos estéticos

Médicos explicam as principais técnicas estéticas em homens. Por muitos anos, a cirurgia plástica e os procedimentos estéticos foram retratados como um interesse feminino, mas agora, isso ficou no passado.

Foto: Freepik

Procedimentos estéticos, que antes levavam uma infinidade de mulheres aos consultórios médicos, agora fazem parte do anseio masculino de beleza. Desde tentar reverter os efeitos do tempo por meio de um lifting facial ou repor o volume facial, há uma variedade de cirurgias plásticas e procedimentos médicos que podem ajudar os homens a atingir seus objetivos estéticos, destaca o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apesar do crescimento da procura de procedimentos em homens, há uma preocupação frequente por parte deles de que optar por um tratamento estético resultará em uma aparência mais feminina. “Em última análise, não há razão para que os homens não possam fazer procedimentos cirúrgicos para ajudá-los a se sentirem melhor com sua aparência, mantendo um aspecto masculino natural”, diz o médico. “Os procedimentos para os homens são adaptados aos seus objetivos e preocupações”, diz o médico. Abaixo, ele explica algumas das técnicas:

Rinoplastia – Mais comumente conhecida como plástica no nariz, a rinoplastia pode ser usada para endireitar o nariz e dar-lhe uma aparência mais forte e masculina, segundo o Dr. Paolo. “Também pode ser usada para corrigir irregularidades causadas por lesões, como as ocorridas durante a prática de esportes”, diz o médico. Apesar de resultados exagerados serem um medo comum entre aqueles que querem se submeter a procedimentos, hoje, com o avanço das técnicas cirúrgicas, os cirurgiões plásticos entregam resultados cada vez mais naturais, evitando exageros para não alterar as características individuais do paciente ou a harmonia facial. “O médico deve levar em conta vários fatores para chegar a um resultado satisfatório e natural. Dependendo do procedimento, como na rinoplastia, já existe, inclusive, a possibilidade de simular o resultado digitalmente, o que deixa o paciente mais tranquilo. Além disto, nós conseguimos controlar bem a posição em que desejamos, por exemplo, o ângulo da ponta do nariz”, afirma o cirurgião plástico.

Cirurgia da pálpebra – Depois da linha do cabelo, os olhos costumam ser o próximo lugar onde os homens mostram sinais de envelhecimento. De rugas a pálpebras caídas e bolsas sob os olhos, este é um ponto que envelhece você de várias maneiras. “A cirurgia das pálpebras pode ajudar retirar o excesso de pele e tratar as bolsas sob os olhos, proporcionando uma aparência mais leve e energizada”, diz o médico.

Procedimentos para melhora do contorno facial – Uma mandíbula bem demarcada é crucial para uma aparência mais masculina. “Uma mandíbula forte e definida pode não apenas sugerir juventude e vitalidade contra a perda de volume e elasticidade da pele à medida que envelhecemos, mas também confere estrutura e harmonia ao rosto”, afirma o Dr. Paolo Rubez. Mentoplastia (cirurgia no queixo), lipoaspiração do mento (para retirada da papada) e o uso de preenchedores injetáveis podem ser indicados para melhorar o contorno facial.

Dr Paolo Rubez

Transferência de gordura (Lipoenxertia) – A lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável em alguma área do corpo (geralmente o rosto). A técnica também é chamada de transferência de gordura, justamente por envolver a retirada de tecido adiposo de uma parte do corpo e a redistribuição para outra. “Pense em uma transferência de gordura como o procedimento ‘Robin Hood’ do mundo cosmético, roubando áreas ricas em gordura de nossos corpos para dar às pobres. Simplificando, a gordura é removida por lipoaspiração de áreas onde não é desejada e, em seguida, tratada e ‘colhida’ para ser usada para esculpir áreas que podem ter deficiência de volume”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. “Através de pequenas agulhas, injetamos a gordura no local desejado, em um procedimento que é feito, quando necessário, sob anestesia local, sendo assim livre de dor ou desconforto”, explica. “Mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico. Rosto, seios, glúteos, mãos e coxas são áreas mais comumente injetadas com gordura para rejuvenescimento ou para adicionar volume. “No geral, os enxertos de gordura facial tendem a ter uma taxa de aceitação mais alta do que as transferências feitas no corpo”, diz o médico.

Botox – A toxina botulínica é conhecida há muito tempo por seu uso pela elite de Hollywood, mas também funciona para o homem comum. “Além de tratar linhas de expressão e rugas, o Botox também pode ser usado para melhorar a aparência de uma sobrancelha caída, uma preocupação cosmética comum para muitos homens”, diz o Dr. Paolo.

Transplante capilar – A cirurgia de transplante capilar é um sonho de muitos homens que sofrem com calvície, ou alopecia androgenética, afinal, a queda capilar provocada pela condição pode causar grande impacto na autoestima do paciente. A grande novidade é a técnica Fue Long Hair. “Assim como na técnica tradicional, o transplante capilar Fue Long Hair consiste na transferência de unidades foliculares, onde está localizada a raiz dos cabelos, de uma região saudável, chamada de área doadora, para locais afetados pela doença capilar. Mas o grande diferencial é que, agora, essas unidades foliculares podem ser coletadas sem a necessidade de raspar o cabelo, preservando o comprimento e a aparência natural dos fios da área doadora”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico professor e pós-graduado em Cirurgia Capilar, Dermatologia e Tricologia. “E o resultado é muito natural, pois os folículos são cuidadosamente selecionados, extraídos individualmente com materiais cirúrgicos especializados que permitem a manutenção do comprimento e inseridos um a um de maneira estratégica de acordo com a angulação e distribuição necessária para restaurar com naturalidade”, diz o Dr. Danilo.

Dr Danilo Talarico

Megaderme Duo para tratar cicatrizes de acne: As cicatrizes de acne são comuns no homem. Uma técnica para tratar é o Megaderme Duo, que conta com uma radiofrequência microagulhada multilayer. “Ao ser emitida nas camadas da pele atingidas pelas cicatrizes, a energia de radiofrequência promove aquecimento para causar uma remodelação tecidual que devolve a vitalidade das fibras de colágeno e elastina que os fibroblastos e a Matriz Extracelular (MEC) suportam”, explica o especialista Dr. Danilo Talarico. Ou seja, há estímulo de formação de novo colágeno e remodelação dos tecidos para uma melhor qualidade da pele. “A grande vantagem dessa tecnologia são as agulhas facetadas que garantem infinitamente menos dor em comparação às tecnologias antigas no mercado”, acrescenta.

Por fim, os médicos lembram que é necessário examinar um conjunto de fatores para tratar as alterações na pele do homem, uma vez que os procedimentos podem ser até mesmo combinados para potencializar o resultado. “E após os procedimentos, é necessário seguir a recomendação médica de repouso, dieta e cuidados com o sol”, finaliza o Dr. Paolo.

FONTE: *DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 12 Observerships em Cirurgias Plásticas Faciais, nos EUA, sendo 8 com o Dr. Bahman Guyuron em Cleveland. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez

*DR. DANILO S. TALARICO: Médico Graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, autor de livros, artigos médicos e estudos de pesquisa inovadores para a medicina, Professor do Instituto Lapidares dos cursos de Tricologia e Transplante Capilar (Cirurgia Capilar). Speaker Científico e Adviser Científico de Indústrias Farmacêuticas e Indústrias de Tecnologias Médicas. Pós-graduado em Dermatologia Clínica-Cirúrgica, Transplante Capilar e Tricologia Médica, Medicina Estética e Perícia Médica. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico

Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar com 30 anos de experiência no setor. A Holding Comunicações gera, na imprensa, mais de 4000 publicações anuais aos clientes e oferece conteúdo sólido de saúde para as mídias on e offline. Responsável pelo lançamento de diversas marcas do ramo no país, a empresa foi responsável pela coprodução e coautoria, em 2023, do livro Dermatologia & Gerações. Site: https://holdingcomunicacoes.com.br/ Instagram: @holdingcom

Sair da versão mobile