Os dois óbitos causados pela doença ocorreram em Campo Formoso e Salvador
A médica infectologista Dra. Clarissa Cerqueira emitiu um alerta sobre um possível surto de botulismo na Bahia, causado pela ingestão de mortadela de frango. Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (24), a médica afirmou que duas pessoas já faleceram devido à contaminação. Ela informou que há seis casos suspeitos no estado, dos quais cinco já foram confirmados, incluindo os dois óbitos. Três das pessoas contaminadas consumiram a mesma marca de mortadela.
“Desses cinco casos, quatro evoluíram com gravidade, resultando em dois óbitos. Dos cinco, três relataram consumo de mortadela na mesma marca, outro não soube dizer a marca e evoluiu a óbito e não temos informação sobre consumo de mortadela”, afirma Cerqueira.
De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, parte desses casos foi localizada nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim. A transmissão do botulismo ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ainda assim, a Dra. Cerqueira destacou que processos inadequados de produção e conservação de alimentos podem favorecer a proliferação da bactéria.
Em suma, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou os casos nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim e informou que, neste ano, há cinco casos de botulismo confirmados e um sob investigação. Além disso, os dois óbitos causados pela doença ocorreram em Campo Formoso e Salvador.