A democratização da profissão digital influencer, no Brasil, ganhou notoriedade e ascensão nos últimos anos. A comunicação ampla, ágil e eficaz de personalidades de diferentes idades e estilos com os seus públicos chama a atenção de marcas de diferentes nichos. Indo além, esse relacionamento estratégico envolve negociações e contratos que podem variar, mas que determinam entregas previamente combinadas.
Lari Duarte, influenciadora de moda e lifestyle há 14 anos, foi uma das percursoras da internet, que visualizou ali, uma oportunidade de trabalhar as suas paixões de forma autônoma e criativa. “Comecei com um blog na internet compartilhando dicas do meu dia a dia, de tendências de moda e ideias de looks, além de viagens que eu fazia. Não demorou muito para que as pessoas me reconhecessem e migrassem comigo para o boom das redes sociais. Hoje, através do meu perfil no Instagram, eu mostro meu lifestyle e tenho uma audiência que me acompanha e interage bastante com os meus conteúdos.”, comenta.
No entanto, a vida de influenciadora teve uma reviravolta. Grávida de Antonio, ela teve que readequar toda a sua rotina de trabalho para se dedicar também à maternidade. Tendo em vista os seus contratos fechados, a influenciadora passou a reestabelecer sua organização de produção e se preparar para o pré e pós-parto.
Funcionando como uma empresa full time que leva o seu nome e capta clientes que conversam com os seus seguidores, Lari traz conteúdos personalizados, autênticos e criativos contando com um time de freelancers que a ajudam nessas produções. “Gosto de entregar qualidade em todas as minhas fotos e vídeos. Para mim, a publicidade é válida se eu, de fato, conhecer a empresa e ter o produto no meu dia a dia. Não divulgo nada que eu não conheça e não teste. Por isso, tenho uma relação sincera com os meus seguidores e, para eles, busco oferecer o melhor sempre.”, acrescenta.
Hoje, mãe do pequeno Antonio de 3 meses, Lari se divide em multifunções com a maternidade e com a produção de conteúdo das diferentes marcas que atuam com ela. Naturalmente, sua volta ao trabalho se daria após os 4 meses de vida de seu filho, mas dona de seu próprio negócio, já nas primeiras semanas após o parto, Lari estava na ativa, produzindo e compartilhando informações de moda e de sua experiência como mãe, entregando também produções às marcas que mantém contratos longos.
Fashionista e versátil, Lari tem uma frequência organizada de posts que variam entre viagens, rotina de eventos, além de dicas sobre design e decoração. Com um olhar atento às tendências mais quentes, a influenciadora já teve grandes contratos com empresas nacionais como Renner, Animale, Carrano, Monte Carlo e grifes internacionais como Carolina Herrera, Prada, Dior, Cartier e Tiffany & Co.
“Existe a glamourização da profissão, que é obviamente normal. Mas, na prática, temos muito trabalho de criação, de processo e de entrega, que exige muito de nós. Com o crescimento de mais pessoas na profissão, a exigência para um bom conteúdo e informação é enorme. Então, a maternidade, dentro desse processo, costuma ser bem complicada e bem difícil de ser organizada. O segredo é se desdobrar e buscar um equilíbrio saudável.”, continua.
Atualmente, a influenciadora prioriza estar com o seu filho durante as manhãs e noites e, durante as tardes – dispondo de um tempo mais livre – ela se empenha em criar, produzir e postar conteúdo sobre o seu universo e as suas publicidades. “A maternidade é desafiadora para todas as mulheres. Consigo ver o quanto tive que mudar e reaprender com a chegada do Antonio e continuar trabalhando. Eu amo o que eu faço e agregar isso à maternidade, tem sido incrível.”, finaliza.