Consumidores da União europeia reclamaram sobre as produtoras de jogos por conta do crescente vício de crianças
Produtoras de jogos como Electronic Arts, Epic Games, Roblox e outras quatro foram protagonistas de reclamações de consumidores da União Europeia nesta quinta-feira (12). Eles as acusam de enganar jogadores para que possam gastar dinheiro em seus jogos.
De acordo com a CNN, o processo começou por conta das crescentes preocupações de que crianças se tornem viciadas em videogames. Alguns pais afirmaram que as produtoras projetaram jogos intencionalmente para gerar o vício em crianças. A Organização Europeia de Consumidores (BEUC) e 22 de seus membros em toda a Europa, França, Alemanha, Itália e Espanha inclusas, compartilharam uma queixa na quinta-feira para a Comissão Europeia e à Rede Europeia de Autoridades de Consumo.
“Os membros do BEUC identificaram vários casos em que os jogadores são induzidos a gastar dinheiro. Os reguladores devem agir, deixando claro que, embora o mundo dos jogos seja virtual, ele ainda precisa obedecer às regras do mundo real”, afirmou o diretor geral do BEUC, Agustin Reyna, em um comunicado. “Hoje, as moedas premium dos jogos estão enganando propositalmente os consumidores e prejudicando muito as crianças. As empresas estão bem cientes da vulnerabilidade das crianças e usam truques para atrair os consumidores mais jovens para que gastem mais”, explicou ele.
Activision Blizzard, Mojang Studios, Supercell e Ubisoft também fazem parte das empresas alvo de reclamação. As associações afirmaram que estão preocupadas com o fato de que os consumidores, principalmente crianças, não consigam ver os custos reais dos itens digitais, pois isso as leva a gastarem mais. Além disso, também há a reclamação da frequência em que os consumidores têm seus direitos negados ao usarem moedas premium nos jogos.
Posicionamento das produtoras de jogos
A Video Games Europe, cujos membros são a Epic Games, Roblox, Activision Blizzard, Electronic Arts, Supercell e Ubisoft, afirmou que a compra de moedas nos jogos é uma prática compreendida pelos jogadores. “Nossos membros sempre respeitam as leis europeias do consumidor na forma como oferecem essas compras”, explicou o grupo de lobby em um comunicado.
“O Código de Conduta PEGI exige que os desenvolvedores garantam que o custo no mundo real seja claro e inequívoco no ponto de compra da moeda do jogo”, afirmou ao relembrar o código Pan-European Game Information. A Roblox falou sobre a declaração da Video Games Europe, mas as outras produtoras de jogos não se manifestaram ainda.