O horário de verão foi suspenso em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo está considerando a reimplementação do horário de verão como uma medida para economizar energia, especialmente devido à atual situação de estiagem no país. O governo suspendeu o horário de verão em 2019, mas agora pode voltar a debater sua implementação como solução para a crise hídrica e energética.
“Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada. Então, nós estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão”, afirmou.
Segundo a CNN, o ministro Silveira destacou que, embora o retorno do horário de verão esteja sendo discutido, ainda não há uma decisão final. Ele também mencionou que, além da economia de energia, é necessário avaliar outros impactos da medida, como as consequências econômicas que podem surgir com sua reimplementação.
“Ele [horário de verão] tem outros efeitos que têm que ser analisados pelo governo como um todo, além da questão energética, que é a questão da economia. Impulsiona a economia do turismo, dos bares, dos restaurantes e a economia cotidiana”, declarou.