Revista Poder

Inflação desacelera em agosto para todas as classes socias

Inflação desacelera em agosto para todas as classes socias

A inflação acumulada no ano ainda apresenta variação significativa - Foto: Pexels

 Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela desaceleração da inflação em todas as faixas de renda no mês de agosto

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira (11) que a inflação apresentou desaceleração para todas as classes de renda no mês de agosto. Ainda assim, o resultado foi impactado principalmente pela redução nos preços de itens essenciais como alimentos, energia elétrica e combustíveis, que aliviaram o custo de vida das famílias brasileiras.

A pesquisa do Ipea revelou que a classe de renda mais baixa foi a mais beneficiada pela desaceleração. Uma vez que os alimentos têm um peso maior em seu orçamento. Além disso, as famílias de menor renda registraram uma redução mais expressiva no índice de preços. Enquanto a queda nos preços de combustíveis e energia elétrica impactou positivamente as classes de renda mais alta.

De acordo com o Ipea, o recuo nos preços dos alimentos, principalmente in natura, como hortaliças e frutas, foi um dos principais fatores para a diminuição da inflação. Outro fator que contribuiu para o alívio inflacionário foi a redução nas tarifas de energia elétrica. Isso, após o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, além da queda nos preços da gasolina.

Segundo a CNN, mesmo com a desaceleração em agosto, o cenário ainda requer cautela. Em suma, a inflação acumulada no ano ainda apresenta variação significativa. E a trajetória para os próximos meses dependerá de fatores como a oscilação dos preços internacionais e a política monetária interna.

Sair da versão mobile