Ala da direita se posiciona contra a indicação da deputada Rosana Valle
A disputa pela Prefeitura de Santos ganhou um novo capítulo com uma polêmica dentro da própria direita santista. Um grupo de conservadores e apoiadores de Jair Bolsonaro alega que a deputada Rosana Valle (PL), não representa seus interesses de forma autêntica. Apesar de ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, a parlamentar enfrenta resistência entre eleitores que se identificam com o espectro político da direita.
Embate entre bolsonaristas e Rosana Valle
Rosana Valle (PL), que ganhou projeção política como deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro, corresponde como uma candidata de perfil centro-esquerda, como ela mesma já declarou. No entanto, para a direita santista, esse perfil não corresponde às demandas e expectativas do eleitorado mais conservador da cidade. Representantes desse grupo têm manifestado publicamente que a deputada, apesar de insistir na tentativa de alinhamento com o bolsonarismo, não reflete os valores que consideram essenciais para a gestão municipal.
O Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, o símbolo do bolsonarismo em Santos, fez críticas à deputada. “Eu tenho uma profunda admiração por Jair Bolsonaro, votaria nele novamente, evidentemente, mas acho que ele erra em apoiar Rosana Valle. Porque na verdade Rosana é um candidato de esquerda, o padrinho dele na política é o Marcio França (PSB) que é de partido de esquerda. (…) Ela já declarou que é uma deputada de centro-esquerda. (…)Inclusive, na última eleição para prefeito de Santos, que eu estava apoiado pelo Bolsonaro ela foi contra nós dois apoiando o candidato adverso. ”
Ivan Sartori foi o juiz que inocentou os Policiais do Carandiru em 2016. Na época, ganhou a admiração da família Bolsonaro, que fez um vídeo elogiando a sua decisão. Sartori ja foi cotado para ser o Ministro da Justiça do ex-presidente e foi um dos poucos que defendia Jair Bolsonaro na grande mídia contra o Ministro Alexandre de Moraes e suas arbitrariedades jurídicas.
Em 2020, foi candidato a prefeito em Santos com o apoio de Bolsonaro mas não obteve êxito no pleito.
Mandato
Em entrevista, em seu primeiro mandato, a deputada da Baixada Santista já declarou se alinhar ao pensamento do atual Ministro de Lula, Marcio França, e seu filho, Deputado Estadual Caio França, com quem fez “dobradinha” na campanha de 2022. E quando perguntada sobre a gestão de Jair Bolsonaro, na época de seu governo, ela afirmou categoricamente não gostar de sua gestão e que não se considera uma deputada “bolsonarista”.
Na última terça-feira. (10), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que representa a ala da direita no estado, esteve em Santos e declarou seu apoio a Rogério Santos ao vivo na rádio CBN. A candidata a vice-prefeita de Rogério, Audrey Kleys (Novo) é do mesmo partido de Zema.
Assim como em São Paulo, a divisão interna da direita em santos pode ter implicações significativas para as eleições municipais. Com a base fragmentada, o candidato Rogério Santos, do partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ganha mais força na eleição da cidade.