Mais de 155 milhões de brasileiros estão registrados e habilitados para votar nas próximas eleições
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro de 2024, o primeiro domingo do mês. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 158,8 milhões de brasileiros estão habilitados para votar neste pleito.
No estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil, aproximadamente 34 milhões de eleitores são esperados para votar nas eleições municipais de 2024. Eles irão escolher prefeitos e vereadores para os 645 municípios do estado.
Segundo o Valor Econômico, em todo o Brasil, há 94.380 locais de votação, que incluem 500.341 seções e 2.619 zonas eleitorais, distribuídos por 5.569 municípios.
E o segundo turno?
O segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos à Prefeitura tenha obtido a maioria absoluta no primeiro turno. Ainda assim, define-se a maioria absoluta como a metade mais um dos votos válidos, excluindo os brancos e nulos.
O que é necessário levar para votar?
O eleitor deve apresentar um dos seguintes documentos no dia da votação:
- Carteira de identidade (RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
Passaporte - Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva)
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital)
De acordo com o TSE, os documentos apresentados no dia da votação podem estar fora da validade, desde que sejam legíveis e permitam a comprovação da identidade do eleitor. Em suma, o importante é que o documento possibilite a verificação da identidade do votante.