O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretende nomear uma mulher negra para o lugar de Silvio Almeida
Nesta segunda-feira (9) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a um grupo de ministros que pretende nomear um novo titular para o Ministério dos Direitos Humanos “o mais rápido possível”. A decisão surge em meio às denúncias de assédio sexual contra o atual ministro Silvio Almeida, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal e acompanhadas por órgãos do governo.
O petista sinalizou que pretende urgentemente anunciar o nome de um novo titular para o Ministério dos Direitos Humanos ainda nesta semana, com uma preferência por uma mulher negra para ocupar o cargo. Ainda assim, de acordo com a CNN a intenção é substituir o atual ministro Silvio Almeida, que está sob investigação por denúncias de assédio sexual.
Além disso, Lula busca manter a representatividade no ministério, dando continuidade ao perfil progressista de sua gestão.
Atualmente,está sendo considerado três candidatas como favoritas para assumir o Ministério dos Direitos Humanos, após a demissão de Silvio Almeida. As candidatas são a professora Nilma Lino Gomes, a advogada Soraia Mendes e a deputada petista Macaé Evaristo. Lula planeja consultar sua equipe ministerial e conversar com as candidatas antes de tomar uma decisão.
Em suma, Silvio Almeida foi demitido na última sexta-feira (6), após denúncias de assédio sexual, as quais ele nega. As acusações estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pela Comissão de Ética da Presidência da República.