Revista Poder

Rússia promete retaliação de denúncias dos EUA sobre interferência eleitoral

Rússia promete retaliação de denúncias dos EUA sobre interferência eleitoral

Os EUA apresentaram acusações de lavagem de dinheiro contra dois funcionários da RT - Reprodução Wikimedia Commons (@KoraxDC)

A Casa Branca que Kremlin, na Rússia, tem empresas de fachada que usa para influenciar os resultados da eleição presidencial do país americano

Nesta quinta-feira (5), a Rússia afirmou que faria uma retaliação contra os Estados Unidos em respostas às acusações contra executivos da mídia russa e a emissora estatal RT. Esta que Washington denunciou a tentativa de influenciar as eleições presidenciais de 2024. Anteriormente, na quarta-feira (4), os EUA apresentaram acusações de lavagem de dinheiro contra dois funcionários da RT.

De acordo com a CNN, as autoridades afirmaram que a lavagem de dinheiro fazia parte de um esquema para contratar uma empresa americana para produção de conteúdo online para influenciar as eleições de 2024. Enquanto isso, os departamentos do Tesouro e do Estado dos EUA anunciaram ações sobre a RT e incluiu a principal editora da rede, Margarita Simonyan.

As autoridades dos EUA explicaram que o objetivo da Rússia era aumentar as divisões políticas do país americano. Além disso, também seria para enfraquecer o apoio público à ajuda americana à Ucrânia. Atualmente, Ucrânia e Rússia estão em guerra.

Comunicado da representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia relatou que as medidas seriam um plano de eliminação de vozes dissidentes do cenário da mídia global. Também seria para alimentar temores entre os eleitores americanos sobre a Rússia, como se fosse um inimigo externo mítico. “Quando as autoridades recorrem a formas tão primitivas de influenciar os seus eleitores, isto é o declínio das ‘democracias liberais’”, afirmou Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores, num comunicado.

“Haverá uma resposta”, ressaltou Zakharova. “Advertimos que as tentativas de expulsar jornalistas russos do território dos Estados Unidos, de criar condições inaceitáveis ​​para o seu trabalho ou quaisquer outras formas de obstrução às suas atividades, inclusive com o uso de ferramentas de visto, se tornarão a base para medidas simétricas e/ ou medidas retaliatórias assimétricas contra a mídia americana”.

Sair da versão mobile