Famosa baleia beluga é encontrada morta na Noruega; Entenda
O animal recebeu o apelido de “Hvaldimir”, uma junção da palavra norueguesa para baleia, “hval”, e o nome do presidente russo Vladimir Putin
Uma baleia beluga branca, conhecida por suspeitas de ser uma “espiã da Rússia”, foi encontrada morta no sábado (31). A Marine Mind, uma organização norueguesa sem fins lucrativos que acompanhava os movimentos do animal, divulgou a informação.
Conhecida como “Hvaldimir”, uma combinação do termo norueguês para baleia, “hval”, com o nome do presidente russo Vladimir Putin, encontraram a beluga morta. De acordo com a CNN, a Marine Mind, uma organização sem fins lucrativos da Noruega que acompanhava seus movimentos, confirmou a notícia.
Além disso, um pai e seu filho, que estavam pescando na Baía de Risavika, no sul da Noruega, fizeram o primeiro relato sobre a beluga morta. “Hvaldimir não era apenas uma baleia beluga; era um farol de esperança, um símbolo de conexão e um lembrete do profundo vínculo entre os humanos e o mundo natural”, afirmou a ONG nas redes sociais.
Hvaldimir chamou a atenção internacional em 2019 quando apareceu perto da ilha de Ingoya, no norte da Noruega. Entretanto, a baleia estava usando um cinto que parecia ser um suporte para uma pequena câmera. Com a inscrição “Equipment St Petersburg,” sugerindo uma possível conexão com a Rússia.
Além disso, a proximidade do animal com humanos e sua habilidade de responder a sinais de mão fizeram a agência de inteligência da Noruega suspeitar de um possível treinamento em um programa de pesquisa militar na Rússia antes de ele entrar em águas norueguesas.
Apesar das especulações, Moscou nunca comentou oficialmente sobre as alegações relacionadas a Hvaldimir. Em suma, acredita-se que Hvaldimir tenha cerca de 15 anos, uma idade relativamente jovem, já que as baleias beluga geralmente têm uma expectativa de vida entre 40 e 60 anos.
Confira abaixo nota do falecimento da baleia Hvaldimir divulgada por Marine Mind
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.