Renata Minami, formada em Administração na ESPM, é diretora executiva da Sumirê, uma renomada rede de varejo de beleza criada por mais de 20 famílias. Ela faz parte da segunda geração da empresa, onde as mulheres têm desempenhado papéis de destaque, e hoje comanda o grupo no qual está há 14 anos e começou no chão de loja, como vendedora e posteriormente gerente.
Renata está moldando o futuro da rede com uma abordagem estratégica e inovadora, equilibrando tradição e modernidade. Sua liderança está pronta para elevar a Sumirê, que celebrou seu 40º aniversário este ano, a novos patamares, enquanto preserva o legado que a tornou uma referência no mercado de cosméticos.
Em uma conversa exclusiva com a Poder, Renata compartilha sua visão sobre a modernização da empresa familiar, suas estratégias para inovar no mercado e o impacto que está gerando no setor.
Em um mercado em constante evolução, como você identifica e implementa novas tendências de beleza e tecnologia?
No competitivo mercado de varejo e beleza, é essencial adotar uma abordagem proativa e informada para identificar e implementar novas tendências. Para isso, realizo pesquisas constantes e monitoro de perto as tendências emergentes e inovações tecnológicas. Utilizo relatórios de mercado, análises de comportamento do consumidor e participo de feiras e eventos do setor inclusive no exterior para me manter atualizada e identificar oportunidades estratégicas. Além disso, adoto uma abordagem flexível ao integrar novas tendências, ajustando estratégias e processos respeitando e preservando a essência e os valores da marca, garantindo que as inovações complementam e reforçam a identidade da Sumirê no mercado de beleza.
Qual é a importância de preservar a identidade familiar e ao mesmo tempo em que você promove mudanças e inovações?
Renata Minami: Manter os valores e a história da empresa fortalece a conexão com os clientes, enquanto as inovações tecnológicas e práticas modernas garantem a relevância e competitividade. Esse equilíbrio permite à empresa evoluir de maneira sustentável, preservando suas raízes enquanto se adapta às tendências contemporâneas.
A Sumirê está envolvida em algum projeto de responsabilidade social ou iniciativas sustentáveis? Se sim, como essas iniciativas se alinham com a visão da empresa?
Renata Minami: Sim. Um exemplo é o evento “Beleza do Bem”, que organizamos e que é o maior evento beneficente de beleza da América Latina. Reunimos profissionais do setor, influenciadores e celebridades para apoiar uma causa nobre. Parte da renda arrecadada é destinada ao Hospital do GRAACC, que cuida de crianças com câncer. Essas iniciativas estão alinhadas com a nossa visão, pois buscamos integrar nosso compromisso com a responsabilidade social e o impacto positivo na comunidade com nossas atividades empresariais, promovendo valores de solidariedade e apoio ao próximo.
Que conselho você daria para outras mulheres que estão assumindo papéis de liderança em empresas familiares ou no setor de varejo?
Meu conselho é ter uma visão clara e ser resiliente. As mudanças podem ser desafiadoras, mas é essencial se manter atualizada, ter uma estratégia bem definida e estar disposto a se adaptar às necessidades do mercado. A inovação deve ser feita com respeito à história da empresa, garantindo que todas as partes envolvidas estejam alinhadas com a nova visão.
Quais foram as principais mudanças que você implementou desde que assumiu a liderança? O que motivou a sua decisão de reformular a empresa?
Renata Minami: Quando assumi a Sumirê, percebi que havia uma oportunidade de alavancar o legado da empresa e adaptá-lo às novas demandas do mercado. Minha motivação principal foi renovar a marca sem perder a essência que a tornou especial. A modernização dos processos internos foi uma prioridade. Introduzimos novas tecnologias e aprimoramos nossas operações digitais. Em meio ao seu processo de expansão, investimento na profissionalização do grupo com uma consultoria especializada em empresas familiares para assegurar sua sustentabilidade frente ao crescimento. Em 2021 lançamos nosso e-commerce, que se tornou uma das unidades de maior desempenho, com crescimento constante de dois dígitos. Também desenvolvemos quatro marcas próprias com padrão de qualidade equivalente ao das marcas-referência de mercado:Muah (maquiagem e cuidados femininos), Minná (acessórios pessoais), Meráki (cuidados capilares) e Kodomo (produtos infantis).
Quais são os principais desafios que você encontrou ao liderar uma empresa familiar e como os superou?
Renata Minami: Os desafios incluem equilibrar as expectativas familiares com as necessidades do mercado. Superar isso envolve comunicação clara e definição de metas que alinhem todos os envolvidos. Trabalhar com uma equipe familiar também oferece a vantagem de um compromisso profundo com a empresa, o que facilita a implementação de mudanças.