Segundo pesquisa, o atual prefeito teria 50% dos votos de eleitores com ensino fundamental, enquanto Rosana teria mais votos entre os que ganham mais
Se o segundo turno da eleição para prefeito fosse hoje, em Santos, o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), venceria a deputada federal e jornalista Rosana Valle (PL). A previsão é da pesquisa do instituto DatOrla, realizada entre os dias 21 e 23 deste mês. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Rogério teria 43% dos votos válidos, enquanto Rosana teria 41%.
Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor entrevistado, Rogério Santos é citado por 35% dos eleitores. A candidata Telma de Souza (PT) é lembrada por 15% dos entrevistados, Rosana aparece com 38%, e Nando Pinheiro (Avante) tem 1%. Nulos e brancos somam 7%, e os que não responderam ou não souberam responder somam 5%. Em julho, Rogério tinha 31% e hoje está com 35%.
A pesquisa mostra que, entre as mulheres, o prefeito Rogério é preferido por 36%. Entre jovens de 16 a 24 anos, o prefeito teria o voto de 42% desse público. Quando a questão é renda, a deputada Rosana aparece com 39% da preferência dos que ganham acima de cinco salários mínimos.
Quando o eleitor é perguntado em quem ele não votaria de jeito nenhum, 40% dizem que não votariam em Rosana de jeito nenhum. Neste item, 35% dizem que não votariam em Rogério. A ex-prefeita Telma de Souza (PT) não seria votada de jeito nenhum por 64% dos eleitores. Entre os eleitores que fizeram apenas o ensino fundamental, pelo menos 50% não votariam em Rosana. No caso de Rogério Santos, 36% disseram que não votariam.
Em entrevista exclusiva à Revista Poder, Jairo Pimentel, Dr. em Ciência Política e Sócio-diretor do DataOrla, disse que: “Quando a questão é se o eleitor votaria no candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL-DF), Rosana alcança 37%. O peso de Bolsonaro não é maior que o prestígio do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), pois 37% dos eleitores ouvidos disseram que votariam em Rogério pelo apoio de Paulo Alexandre.”
Ainda de acordo com Jairo Pimentel, “A pesquisa revela um cenário eleitoral competitivo em Santos, onde Rosana Valle e Rogério Santos despontam como os principais concorrentes. A baixa taxa de indecisos mostra que a disputa vai se dar pela tentativa dos candidatos roubarem eleitores um do outro lado”.
PESQUISA
A pesquisa do DatOrla foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-07368/2024 no TSE. Foram ouvidos 900 eleitores com idade de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.