Depois de um aluno de 14 anos do Colégio Bandeirantes cometer suicídio, cerca de 60 estudantes fizeram uma manifestação na frente da escola localizda na zona sul de Sã Paulo. A tregédia ocorreu na última segunda-feira (19).
Além disso, os manifestantes exibiam cartazes com frases como: “Ele só queria dançar” e “A minha sexualidade não define meu valor”. Catazes esses, que clamam por mudanças e maior conscientização sobre o problema.
De acordo com Metropóles, o protesto foi organizado por alunos pagantes e bolsistas de várias escolas particulares de São Paulo. Ainda assim, também foi informado que nenhum estudante atualmente matriculado no Colégio Bandeirantes participou do movimento.
Em resposta ao veículo sobre o protesto, a assessoria de imprensa do Bandeirantes afirmou que a instituição considera toda manifestação válida e respeita o direito das pessoas de se expressarem.
Família do jovem que cometeu suicídio responsabiliza escola
O adolescente cometeu suicídio na terça-feira passada (13). Segundo a família do aluno, ele enfrentava bullying devido à sua orientação sexual, cor de pele e origem humilde.
Na ocasião, o tio do jovem publicou um texto em seu instagram acusando a instituição de se isentar de “qualquer responsabilidade” e de demonstrar “descaso” em relação à situação enfrentada pelo adolescente.
Ver essa foto no Instagram
Em suma, em um áudio atribuído ao adolescente e obtido pela reportagem, ele relata ter sofrido ataques verbais por parte de outros alunos.
Leia abaixo alguns tweets sobre a tragédia no Colégio Bandeirantes
Uma criança negra, de 14 anos, bolsista do Colégio Bandeirantes aqui em São Paulo, cometeu su*cidio.
Ela era vítima de bullying de caráter homofóbico e há fortes indicativos que a escola ignorava o que ocorria.
Não há forma fácil de falar sobre o ocorrido. Falar sobre su*cidio…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) August 15, 2024
Um aluno do colégio bandeirantes se suicidou essa semana deixando um áudio com o nome de > todos < que estavam praticando bullying com ele por ele ser gay, óbvio que o colégio vai abafar mas aconteceu e é triste DEMAIS um adolescente ter feito isso a essa altura do campeonato 🙁 https://t.co/mQ495ZmGW3
— Leticia viu o rbd 6x (@_mistressofdark) August 13, 2024
Então gente, aquilo que aconteceu no Colégio Bandeirantes em SP que saiu na Piauí foi basicamente racismo e homofobia, além de doses de elitismo. Vejo mt gente chamando isso dai de bullying, pfvr vamos parar de usar termos guarda-chuva para esconder oq de fato aconteceu.
— Luiz Mario (@luiz_marioags) August 22, 2024