Revista Poder

Acidente em Vinhedo será investigado por comissão criada por Lira

O requerimento afirma que a comissão acompanhará in loco as apurações sobre o acidente e irá propor melhorias nas normas de segurança aérea com base nas investigações

Acidente em Vinhedo será investigado por comissão criada por Lira

O coordenador da comissão será o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP) - Reprodução Instagram (@voepassoficial)

A investigação do acidente aéreo da Voepass, que aconteceu em Vinhedo (SP) e matou 62 pessoas no último dia 9, será acompanhada por uma Comissão Externa. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, criou a comissão nesta terça-feira (20).

Segundo o documento publicado no Diário Oficial da Casa, a comissão externa não terá “ônus” para a Câmara e terá 37 deputados em sua composição. O coordenador da comissão será o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), que também protocolou o requerimento.

De acordo com o requerimento aprovado, a comissão acompanhará in loco as apurações sobre o acidente e irá propor melhorias nas normas de segurança aérea com base “nos resultados das investigações, contribuindo para a atualização das regulamentações e prevenindo novos acidentes”.

Ganem ainda sugeriu que a comissão não tenha custos adicionais para a Câmara, “utilizando os recursos já disponíveis e contando com a colaboração voluntária dos parlamentares e técnicos envolvidos”. “A criação da Comissão Externa permitirá uma análise independente e transparente, garantindo que as informações sejam tratadas com a devida seriedade e que as famílias das vítimas recebam respostas adequadas”, afirmou o deputado durante a justificativa do pedido.

O político também é integrante titular da Comissão de Viação e Transportes, colegiado que deverá, na opinião do deputado, “acompanhar as diligências da investigação” do acidente em Vinhedo. De acordo com a CNN, as investigações envolvem a Polícia Federal e órgãos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Confira os deputados da comissão:

Sair da versão mobile