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Golpe do 0800: o que é essa fraude e como não cair?

A principal forma de se proteger contra o golpe do 0800 é desconfiar das ligações e das mensagens. Além disso, é importante manter a calma nessas situações e não tomar atitudes por impulso

Golpe do 0800: o que é essa fraude e como não cair

O recomendado é entrar em contato com os canais oficiais da Instituição Financeira - Reprodução Freepik (@freepik)

O “golpe do 0800” é o novo tipo de falcatrua que tomou conta de vários canais de comunicação e que fez várias vítimas. Ele também ficou conhecido como golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento.

Nessa fraude, a vítima é comunicada, principalmente por mensagem de texto ou ligação telefônica, de que o banco quer a confirmação de uma tentativa de compra ou transferência de dinheiro de valor alto, principalmente.

O fraudador se passa por funcionário do banco e assusta a vítima com a quantia. Dessa forma, a vítima não reconhece a transação e é direcionada para uma falsa central de atendimento para cancelar a compra. O fraudador, então, tenta fazer a vítima fornecer dados pessoais e financeiros, além do número e senhas de conta e cartões.

a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que o direcionamento pode acontecer de formas diferentes – Reprodução X (@222olympia)

Como se proteger

De acordo com o G1, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que o direcionamento pode acontecer de formas diferentes:

A principal forma de se proteger contra o golpe do 0800 é desconfiar das ligações e das mensagens. Além disso, a recomendação é manter a calma e não tomar atitudes impulsivas, mesmo que haja esse susto ao receber uma mensagem ou ligação.

A Febraban também orientou a entrar em contato imediato com os canais oficiais da instituição financeira que você tem ligação para ter certeza sobre suas transações. Os canais oficiais estão nos sites ou páginas das instituições financeiras. A Febraban aconselha a não ligar para números fornecidos nas mensagens ou ligações suspeitas.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento”, afirmou a Febraban sobre o golpe.

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