Revista Poder

Bolívia pede auxílio ao Brasil no combate a incêndios florestais

As fronteiras dos países têm 3,4 mil km, com uma extensão que passa por quatro estados do Brasil, como MT e MS, que frequentemente sofrem com queimadas no Pantanal

Bolívia pede auxílio do Brasil no combate à incêndios florestais

No Pantanal, o governo faz ações de combate a incêndio com o auxílio de aeronaves das Forças Armadas e brigadistas em solo - Reprodução Instagram (@sospantanal)

O governo da Bolívia pediu ajuda ao Brasil para poder combater os incêndios florestais que acontecem nas fronteiras entre os dois países. Isso porque, passado somente 10 dias de agosto, a Bolívia teve 5.568 focos de incêndio em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Itamaraty, essa solicitação pede o envio de dois tipos de aeronaves. Uma para combater diretamente as chamas e outra para transporte de brigadistas e bombeiros. O órgão brasileiro ainda não estabeleceu um prazo para dar respostas ao pedido boliviano.

Segundo a CNN, o pedido da Bolívia passará pela avaliação do governo federal. Algumas consultas para entender se há possibilidade de ajuda são feitas pelo Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

Atualmente, o Brasil tem 3.423 km de fronteira com a Bolívia. Essa extensão passa por quatro estados brasileiros, como o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. No caso, estes dois sofrem frequentemente com os incêndios no Pantanal.

Enquanto isso, a região pantaneira faz ações de combate a incêndio com o auxílio de aeronaves das Forças Armadas e brigadistas em solo. Entretanto, só neste ano, 1,4 milhão de hectares queimaram, o que corresponde a cerca de 9% da área do Pantanal.

Sair da versão mobile