Revista Poder

Cultura INC: Simões de Assis celebra 40 anos com exposição inédita de Carlos Cruz-Diez

Mostra inédita, que acontece na unidade de São Paulo, faz parte da programação em comemoração aos 40 anos da Galeria Simões de Assis

Carlos Cruz Diez – Foto: Atelier Cruz Diez -Paris©

Entre 24 de agosto e 5 de outubro de 2024, a Galeria Simões de Assis, que comemora quatro décadas de existência, apresentará uma exposição individual do renomado artista venezuelano Carlos Cruz-Diez, em São Paulo. A mostra é uma homenagem ao centenário do artista, completado no último ano, e marca um importante evento na programação da galeria. Conhecido como um dos grandes pioneiros da arte cinética, Cruz-Diez dedicou sua carreira ao estudo da cor e do movimento, explorando a relação entre estas dimensões e a percepção do espectador. Sua pesquisa inovadora na década de 50 revelou a capacidade da cor e das formas geométricas de criar ilusões ópticas, que são evidentes em suas pinturas, esculturas, fotografias e instalações.

A exposição, com curadoria de Mariane Beline, destacará a série Physiocromias, incluindo a instalação imersiva Laberinto de Transcromía (1965 – 2017). Esta obra monumental apresenta estruturas coloridas e translúcidas suspensas no teto, que geram novas cores e efeitos conforme os visitantes se movimentam entre elas. Nascido em Caracas, Cruz-Diez iniciou sua trajetória artística ao ser cativado pela cor e pela luz desde a infância, influenciado pelo trabalho artesanal de seu pai. Sua carreira ganhou impulso significativo após sua primeira visita a Paris em 1955, onde encontrou outros grandes nomes da arte cinética e participou da histórica exposição Le Mouvement. Cruz-Diez continuou a inovar até seu falecimento em 2019, sempre explorando como a cor e a percepção visual interagem para formar o que ele chamou de cromoestruturas. A Simões de Assis, ao longo dos anos, consolidou-se como um pilar na preservação e promoção da arte moderna e contemporânea latino-americana, e esta exposição reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade na arte.

Serviço

Individual de Carlos Cruz-Diez
Abertura: 24 de agosto de 2024
Período expositivo: 24 de agosto a 05 de outubro de 2024
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 10h às 15h
Local: Simões de Assis | Alameda Lorena, nº 2050 –  Jardins – São Paulo/SP
ntrada gratuita
@simoesdeassis_

Sair da versão mobile