Nesta sexta-feira, 2 de agosto, a judoca brasileira Beatriz Souza (26) conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 78 kg nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, ao derrotar a israelense Raz Hershko (26), número 2 do ranking mundial, por waza-ari na decisão dos pesos pesados no ginásio Champs de Mars.
Beatriz dominou a luta e evitou todas as tentativas de golpe da adversária, administrando o final da luta com duas punições sofridas. A judoca brasileira não sofreu nenhum golpe durante toda a competição.
Nas quartas de final, Bia Souza enfrentou a coreana Kim Hayaun (24), quarta colocada no ranking mundial, e venceu por waza-ari após revisão do VAR. Na semifinal, derrotou a francesa Romane Dicko (24), número um do mundo, por imobilização.
Esta é a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris e a terceira conquista do judô brasileiro, somando-se à prata de Willian Lima e ao bronze de Larissa Pimenta. Com isso, até o momento, o Brasil agora soma um ouro, três pratas e três bronzes na edição dos Jogos Olímpicos de Paris.