O presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou uma doutora em direito constitucional, que é amiga da primeira-dama Janja, para o cargo de desembargadora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), localizado em São Paulo.
A advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo, amiga pessoal de Janja, também é esposa do deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), que já foi prefeito de Osasco.
Ainda assim, de acordo com Lula, Gabriela é uma advogada qualificada, tendo completado seu doutorado e mestrado em direito constitucional pela PUC-SP. Além disso, ela também contou com o apoio do Prerrogativas, onde atua como coordenadora.
Em resumo, advogados progressistas que se destacaram como críticos da Operação Lava Jato formam esse grupo.
Aliado do ministro também foi nomeado
O ministro do trabalho, Luiz Marinho, escolheu outro advogado como desembargador do TRF-3.
De acordo com a UOL, Marcos Moreira, que foi secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Campo enquanto Marinho era prefeito, entre 2009 e 2017, recebeu a indicação.
No total, indicaram três candidatos para o TRF-3. Nomearam os dois advogados para as vagas destinadas à advocacia. Além disso, promoveram a juíza Loise Filgueiras a desembargadora por merecimento.
Em suma, decidiram com base em três listas tríplices: uma fornecida pela magistratura e duas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).