As inscrições do Prouni (Programa Universidade Para Todos) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira (23). As inscrições deverão acontecer até a sexta-feira (26) pelo portal Acesso Único, com o login gov.br de CPF e senha.
O Prouni foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) nas instituições particulares de ensino superior. Para se inscrever, os interessados deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Datas do ProUni 2024
- Inscrições: 23 a 26 de julho
- Resultado da primeira chamada: 31 de julho
- Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
- Resultado da lista de espera: 13 de setembro
Como funciona o programa?
O candidato deverá indicar, em ordem de preferência, duas opções de curso (com a instituição de ensino e o turno). Depois ele deverá marcar se deseja participar da modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Após isso, ele irá monitorar a nota parcial dos cursos escolhidos.
Além disso, o participante poderá mudar suas escolhas. No entanto, só valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição. Caso o candidato estiver dentro da nota de corte, ele será pré-selecionado. Desta forma, ele precisará cumprir as últimas etapas de seleção, que seria comprovar as informações prestadas no ato da inscrição, como renda familiar e certificado de conclusão de curso em escola pública.
Quem pode se inscrever
De acordo com o G1, somente os candidatos que realizaram o Enem 2022 ou 2023 e tiveram a média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, precisará atender a pelo menos um dos seguintes pontos:
- Cursou o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Se cursou o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Se cursou o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Se é pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
- Se é professor da rede pública de ensino. No entanto, seria exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
De acordo com o site oficial do Gov.br, o candidato só poderá participar do Prouni se atender estes requisitos.