Revista Poder

Ginasta é excluída de Jogos Olímpicos após quebrar protocolo

Aparentemente, a ginasta Shoko Miyata teria usado cigarros “em um local privado de Tóquio”, enquanto a bebedeira aconteceu “num quarto da Vila dos Atletas no Centro de Treinamento Nacional”

Ginasta é excluída de Jogos Olímpicos após fumar e beber álcool

No Japão, a idade mínima para consumir as substâncias seria de 20 anos - Reprodução X (@MichaelBCurrie)

A ginasta Shoko Miyata, capitã da seleção feminina de ginástica artística do Japão, não poderá mais participar da Olimpíada de Paris por, supostamente, quebrar um código de conduta. Ela teria fumado cigarros e bebido álcool, de acordo como o comunicado da Associação Japonesa de Ginástica (JGA).

No Japão, a idade legal para fumar e beber seria de 20 anos. No entanto, Miyata teria apenas 19. Além disso, o código de conduta da JGA proibiu ginastas de usarem estes tipos de substâncias durante as atividades das equipes, independente da idade.

“Ambas as partes discutiram o assunto e decidiram retirar (Miyata) dos Jogos Olímpicos“, explicou o diretor-executivo da JGA, Kenji Nishimura, em coletiva de imprensa. Ele ainda confirmou que o incidente dos cigarros ocorreu “em um local privado de Tóquio”. Enquanto a bebedeira aconteceu “num quarto da Vila dos Atletas no Centro de Treinamento Nacional”.

“Ela decidiu fumar e beber por causa das inúmeras pressões pelas metas competitivas estabelecidas”, afirmou Nishimura. A ginasta faria sua estreia nas Olimpíadas e seria capitã do time feminino do Japão.

De acordo com a CNN, Miyata não comentou a situação publicamente e, aparentemente, deletou suas contas nas redes sociais. “Queremos nos desculpar do fundo do nosso coração pelo grande inconveniente e preocupação que isso causou em vocês”, se desculpou o diretor da JGA, Tadashi Fujita.

“A responsabilidade não é apenas da senhorita Miyata. Eu acredito que toda a Associação de Ginástica é responsável. Ela deve ser punida pelo crime que cometeu, no entanto, faremos nosso melhor para apoiá-la, para que ela possa dar um novo passo em direção ao futuro”, finalizou sobre a ginasta.

Sair da versão mobile