Revista Poder

3 alimentos que aumentam imunidade e ajudam a evitar doenças

A vitamina C ajudaria na diminuição de inflamções por ter propriedades antioxidantes. Além deste tipo de composto, o suco de laranja também teria outras que ajudariam na prevenção de alguns tipos de vírus

Imunidade: Alimentos que ajudam a evitar doenças

Alho, morango e kiwi também seriam alimentos benéficos para a imunidade - Reprodução Freepik (@jcomp)

Para aumentar a imunidade, geralmente as pessoas usariam suco de laranja para evitar a chegada de novas gripes e resfriados. Além disso, outras receitas como limão e mel ou chá de gengibre se mostraram como outras sugestões populares no combate e prevenção de doenças.

No caso, o suco de laranja, assim como outras frutas cítricas, seria uma ótima fonte de vitamina C e vitamina B9, de acordo com Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Essas vitaminas têm um papel muito importante na manutenção da integridade das barreiras imunológicas, elas são suporte para muitas células imunológicas”, afirmou.

Essa vitamina C, com propriedades antioxidantes, também ajudaria na diminuição de inflamações, características da resposta imune. E, além desta vitamina, a laranja também teria a hesperidina e naringenina, que seriam capazes de prevenir a replicação de alguns tipos de vírus. Isso de acordo com Raissa Vianna, pós-graduada em Nutrição Clínica-Hospitalar e Nutrição Esportiva e nutricionista no Hospital Sírio-Libanês.

E além do suco de laranja, outros alimentos também seriam importantes aliados para o fortalecimento da imunidade. “A melhor forma de fortalecer o sistema imunológico é ter uma alimentação […] rica em frutas, carboidratos integrais, legumes e verduras, e um estilo de vida saudável, com atividade física regular”, recomendou Raissa Vianna.

Confira abaixo três tipos de alimentos para consumir e fortalecer a imunidade:

Frutas cítricas

Outras frutas cítricas também poderão contribuir com o sistema imunológico, como limão, acerola e kiwi. Eles teriam uma grande quantidade de vitamina C e fibras e estimularia o funcionamento das células de defesa e ação anti-inflamatória.

Frutas vermelhas

De acordo com o G1, as frutas vermelhas também seriam uma ótima escolha. Frutas como o morango, a amora e a romã seriam ricas em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Alho

O alho seria um alimento com substância alicina, que teria uma ação anti-infecciosa e anti-inflamatória. Além disso, ela também teria propriedades antimicrobianas que ajudariam no combate à agentes patológicos.

Sair da versão mobile