Um garoto indiano de 14 anos faleceu após contrair o vírus Nipah, que é classificado como um “patógeno prioritário” pela Organização Mundial da Saúde devido ao seu potencial de provocar epidemias.
O caso
O garoto faleceu devido a uma parada cardíaca no domingo (21). Ele residia na cidade de Malappuram e estava hospitalizado no estado de Kerala, na Índia, conforme relataram as autoridades.
De acordo com a UOL, sessenta pessoas consideradas em “alto risco” estão sendo monitoradas pelas autoridades indianas. Além disso,o governo declarou que formou 25 comissões para identificar e isolar os afetados. As autoridades notificaram 214 pessoas que tiveram contato com o garoto sobre a situação.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o Dr. Anoop Kumar, diretor do Hospital Aster MIMS em Calecute, afirmou que monitorarão o ambiente ao redor do garoto pelos próximos 10 dias, período que abrange o tempo de incubação do vírus.
Em suma, o vírus é incurável. Até o momento, não existe vacina ou medicamento para o Nipah. A Organização Internacional de Pesquisas em Saúde de Bangladesh estuda os poucos sobreviventes da doença, que enfrentam sequelas, para entender como a resposta imunológica desses pacientes pode contribuir para a criação de vacinas
O que é o vírus Nipah?
Pesquisadores detectaram o vírus, que apresenta baixa taxa de sobrevivência, pela primeira vez na Malásia há 25 anos. Desde então, surtos ocorreram em Bangladesh, Singapura e Índia. A taxa de mortalidade do vírus chega a 75%, de acordo com a OMS.
Os sintomas mais frequentes da infecção incluem febre alta, vômitos e problemas respiratórios. No entanto, em casos graves, a infecção pode causar convulsões, encefalite, coma e até morte. Além disso, o vírus inicialmente se transmite através do contato entre morcegos infectados e seres humanos. E pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.