Revista Poder

Academia: como manter a higiene e prevenir doenças?

Os especialistas ainda afirmaram que o suor não seria um transmissor de doenças, e sim um antibacteriano. No entanto, a umidade poderia ajudar na proliferação de microrganismos

Academia: Como manter a higiene e prevenir doenças?

O tempo de sobrevivências dos microrganismos seria determinado pelas superfícies dos aparelhos - Reprodução Freepik (@drazenzigic)

Na academia, o hábito de limpar os equipamentos antes de utilizá-los seria uma boa maneira de prevenir doenças contraídas por conta de superfícies contaminadas por bactérias, fungos ou vírus.

“Equipamentos de ginástica são terrenos férteis para germes”, explicou Rubens Pereira, infectologista e professor do curso de medicina da Universidade de Franca (Unifran). “Dentre as principais doenças que podem ser adquiridas, destacamos as gastroenterites, conjuntivite, foliculites, escabiose, impetigo, pediculose, hepatite A, Covid-19, gripe e micoses”, afirmou.

De acordo com a CNN, isso se daria por conta do ambiente propiciar o contato entre as pessoas. Desta maneira, os equipamentos facilitariam o contágio.“Uma pessoa infectada pode contaminar um equipamento”, justificou Alexandre Piva, infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid).

Além disso, uma questão importante de ressaltar seria o tempo de sobrevivência desses microrganismos. Isso porque somente o tipo de material da superfície do aparelho da academia determinaria a sobrevivência. Por exemplo, segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, o coronavírus poderia sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável. Também foi descoberto que ele poderia ficar por até 24 horas em papelão e 4 horas no cobre.

Enquanto isso, o suor, por exemplo, não seria um transmissor de doenças. Ele até teria propriedades antibacterianas, de acordo com os especialistas. “Geralmente, o suor não transmite infecções por não possuir células vivas para se multiplicar. No entanto, a umidade favorece o desenvolvimento de fungos”, justificou Pereira.

Veja como ter uma higiene na academia e prevenir doenças:

“Se estiver doente, não vá à academia e seja responsável”, finalizou Pereira.

Sair da versão mobile