Revista Poder

Terremoto no Chile faz prédios em SP balançarem; entenda

Brasileiros aproveitaram suas redes sociais para informar que sentiram imóveis tremerem, além de mostrarem vídeos dos tremores dos objetos em suas residências

Terremoto no Chile faz prédios em SP balançarem; entenda

A Defesa Civil de São Paulo afirmou que irá monitorar a situação - Reprodução Freepikk (@wirestock)

Na noite desta quinta-feira (18), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a área próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile. Neste mesmo horário, moradores da cidade de São Paulo afirmaram que também sentiram o tremor.

De acordo com o G1, o terremoto aconteceu por volta das 22h50, a 126 km de profundidade e a 20km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama. A cidade ficaria a 1.630 km da capital Santiago, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Enquanto isso, nas redes sociais, brasileiros afirmaram que sentiram seus imóveis tremerem e publicaram vídeos dos momentos.

Segundo informações do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”. “Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”, finalizou.

Além disso, a Defesa Civil de São Paulo já confirmou os registros do sismo em diferentes áreas da cidade e que irão monitorar o terremoto. Segundo especialistas, os tremores na cidade de São Paulo apresentariam mínimos riscos de danos.

Confira abaixo os registros do terremoto pelos brasileiros:

Sair da versão mobile