Revista Poder

Carros: 5 funções ‘secretas’ que seu veículo pode ter

Por conta das crescentes tecnologias automotivas, muitos veículos teriam funcionalidades escondidas que os motoristas não sabiam que existiam, mas que poderão tornar a rotina mais confortável

Carros: Conheça as funções ‘secretas’ que seu veículo pode ter

Alguns carros poderão controlar até o volume da música - Reprodução Freepik (@wirestock)

Atualmente, os carros estiveram cada vez mais repletos de tecnologia e funcionalidades avançadas. No entanto, muitas vezes elas poderão passar despercebidas pelos motoristas. Por isso, confira abaixo algumas funções ‘secretas’ que seu veículo pode ter e você não sabia:

Suavizar o pé do acelerador para trocar a marcha

Em alguns tipos de carros com câmbio automático, geralmente com CVT, terão a função de trocar a marcha suavemente. No caso, bastará aliviar o pé do acelerador e haverá a mudança sem solavancos.

Volume da música ajustado automaticamente

Alguns veículos poderão aumentar o volume da música assim que a velocidade aumentar. Além disso, este recurso estará disponível em várias centrais multimídia do mercado. Desta forma, você poderá ouvir melhor a música em lugares mais barulhentos.

Fadiga detectada

Hoje em dia, muitos veículos possuirão um sistema para monitoramento de sinais de fadiga do motorista, como movimento irregular do volante. Além disso, quando houver a detecção, uma mensagem aparecerá uma xícara no painel para sinalizar a necessidade de uma pausa.

Ar-condicionado com recirculação automática

O sono poderá aumentar a fadiga do motorista se o nível do oxigênio da cabine cair. E se o ar-condicionado estiver ligado o tempo todo, isso poderá acontecer a cada duas horas. Por conta disso, o carro desligaria a recirculação do ar-condicionado automaticamente para ter ar fresco.

Funções que poderão ser destravadas

Além das funcionalidades acima, também será possível ter outras funções destravadas. Com o serviço “coding”, você poderá habilitar e desabilitar recursos através da codificação da ECU (Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico) do veículo.

De acordo com Nelson de Oliveira Junior, proprietário da VAG Coding BR, o coding seria a reprogramação do software de fábrica para desbloquear as funções. Estes recursos poderão variar desde a estética, com a personalização do painel, até ajustes mais avançados, como o controle de velocidade de cruzeiro em congestionamentos.

Segundo a UOL, o preço do serviço de coding poderá variar entre R$300 a R$1000, seja por conta do modelo dos carros ou das funções que serão desbloqueadas.

Sair da versão mobile