Revista Poder

Papel moeda pode acabar em uma década? Brasileiros acreditam que sim

O Banco do Brasil, em junho deste ano, anunciou a testagem de uma plataforma que facilitaria a interação com a moeda digital do Banco Central (BC). No caso, ela seria lançada em 2025

Papel moeda pode acabar em uma década? Brasileiros acreditam que sim

Plataforma nova do Banco do Brasil poderá ser lançada em 2025 - Reprodução Freepik (@jcomp)

Segundo estudo, metade dos brasileiros acreditariam que, em 10 anos, o papel-moeda poderá acabar. Isso de acordo com a pesquisa “Da Cédula ao Drex: a evolução do real em 30 anos”, do Mercado Pago em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad).

A implementação do Real Digital, o Drex, avançou nos debates e testes em sociedade. No entanto, somente 36,5% achariam que a criação de uma moeda digital única seria benéfica para o país.

Em junho deste ano, o Banco do Brasil anunciou a testagem de uma nova plataforma. Ela facilitaria a interação com a moeda digital do Banco Central (BC). Esta que esteve em período de teste e poderá ser lançada em 2025.

De acordo com Ignacio Estivariz, vice-presidente de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil, existiria muita curiosidade sobre o Real virtual. “Após o lançamento, será essencial trabalhar no educacional para explicar à população quais os benefícios e qual será o papel do Drex no sistema de pagamentos”, afirmou.

No entanto, a moeda ainda levantaria alguns questionamentos sobre segurança e confiabilidade no público, de acordo com Caroline Capitani, vice-presidente de Estratégia e Inovação da consultoria de tecnologia ilegra. “Muitos ainda não entendem completamente o que é uma moeda digital como o Drex, como ela funciona e quais são seus benefícios e riscos”, explicou.

E com a facilitação dos pagamentos por plataformas digitais, houve um maior acesso aos serviços financeiros. De acordo com a CNN, 66% dos brasileiros se consideraram total ou parcialmente incluídos financeiramente. Em cada 10 pessoas, quase 8 seriam possuidores de conta em alguma instituição.

Sair da versão mobile