Revista Poder

NASA manda letra de Hip-Hop para Vênus e explica motivo

O exercício demonstra o potencial do DSN, um instrumento capaz de transmitir e receber informações de naves e estações espaciais que se encontram em distâncias muito grandes da Terra

NASA manda letra de Hip-Hop para Vênus; Entenda

Letra de hip-hop da cantora Missy Elliott viajou a Vênus na velocidade da luz e o trajeto durou 14 minutos - Foto: Pexels

Pela segunda vez na história, a NASA utilizou o Deep Space Network (DSN) que é seu maior e mais sensível serviço de telecomunicações, para enviar uma música para o espaço.

Em suma, a canção escolhida foi The Rain (Supa Dupa Fly), single da rapper americana Missy Elliott. Além disso, a letra da música viajou na velocidade da luz por cerca de 254 milhões de quilômetros até alcançar Vênus, completando o trajeto em apenas 14 minutos.

Segundo a Revista Galileu, o DSN faz parte do programa Space Communications and Navigation (SCaN) da NASA e consiste em uma rede de antenas de rádio gigantes. Além disso, essa infraestrutura possibilita que missões enviem comandos e recebam dados científicos de espaçonaves que exploram a Lua e regiões.

Brittany Brown, diretora da NASA, fez um comentário: “Tanto a exploração espacial quanto a arte de Missy Elliott têm sido sobre ultrapassar limites. Missy tem um histórico de infundir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes. Então, a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo realmente pareceu adequada”.

Escute abaixo a música que a NASA transmitiu

Saiba mais sobre Missy Elliott

A carreira musical de Elliott começou há mais de 30 anos e, agora, graças ao DSN, sua música viajou muito além de seus fãs aqui na Terra para um mundo completamente diferente.

“Ainda não consigo acreditar que The Rain se tornou o primeiro hip-hop a ser transmitido para o espaço. Estou muito honrada por poder compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!”, celebrou a cantora. “Junto com a NASA, escolhi que a letra chegasse até Vênus, porque esse planeta simboliza força, beleza e empoderamento”, concluiu.

Sair da versão mobile