Revista Poder

Cultura INC: Protagonista de série espanhola, André Lamoglia fala sobre reconhecimento dos atores brasileiros para além das fronteiras

Descubra como o ator, que recentemente esteve presente no Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, no México, tem contribuído para espalhar mais da nossa cultura e audiovisual pelo mundo.

 

FOTO: Iude Richele / Dolce&Gabbana
No universo do entretenimento, a ascensão do streaming tem remodelado não apenas a forma como consumimos conteúdo, mas também como talentos emergentes encontram seu lugar nos holofotes globais. Um exemplo vivo disso é o carioca André Lamoglia, cuja trajetória foi marcada quando estreou como um dos protagonistas do sucesso espanhol “Elite” em sua quinta temporada.

Hoje, aguardando a estreia da oitava e derradeira fase da trama, que chega à Netflix no dia 26 de julho, o ator deu ainda outro salto à frente ao estrelar “Blood & Water”, a maior série de todo o continente africano, da mesma plataforma. Em entrevista exclusiva, Lamoglia compartilhou sua experiência ao representar o Brasil em duas séries de sucesso internacional. “O streaming possibilitou uma globalização do audiovisual como nunca vista antes, e é um privilégio poder dividir de qualquer maneira mais da nossa cultura, identidade, personalidade e também pluralidade ao redor do mundo. Temos grandes profissionais não apenas à frente, mas por trás das câmeras, e sempre acreditei que o reconhecimento do nosso audiovisual ainda será muito maior a nível global”, destacou o ator.

Com o crescente destaque de artistas nacionais em produções internacionais, André se junta a nomes como Wagner Moura, Alice Braga e Bruna Marquezine na missão de cada vez mais projetar o Brasil no cenário do entretenimento global.

Questionado sobre como tem sido trabalhar em diferentes idiomas e culturas, o artista ressaltou o valor no intercâmbio de talentos: “Colaborar com atores das mais variadas origens e perspectivas em sets multiculturais tem sido especial. Nesse contexto dinâmico, em constante evolução, a diversidade de experiências é valiosa, porque, ao trabalharmos juntos, não só tornamos o ambiente de trabalho diversificado, mas também entendemos melhor o mundo ao nosso redor. Ao mesmo tempo, a recíproca acontece, somos compreendidos e olhados de maneira mais genuína e compatível com a realidade, com quem somos individualmente”, contou.

Mesmo morando em Madrid, Espanha, o ator mantém suas raízes presentes e também se mantém aberto a futuras oportunidades em seu país natal: “Ainda que esteja morando longe, eu continuo conectado com as minhas raízes brasileiras e não deixei nunca de analisar as oportunidades que chegaram do meu país. O importante, para mim, não é o local de origem do projeto, mas sim a qualidade. Tendo uma história que me cative e bom personagem, estarei lá!“.

Além de seu sucesso nas telas, Lamoglia é destaque no mercado fashion, estrelando campanhas para marcas de renome mundial como Bvlgari, Fendi, Ralph Lauren e Prada. Sua presença também tem sido frequente em revistas de prestígio, como Esquire, GQ, Bazaar, Numéro e L’Officiel.

Com o holofote, vem também as responsabilidades de possuir uma grande plataforma. Reconhecido por seu comprometimento com causas sociais e ambientais, o ator colaborou com a Disney na campanha global da Nat Geo Run, da National Geographic. O projeto, sediado em Buenos Aires, Argentina, teve como objetivo promover atitudes sustentáveis, conscientizando sobre o impacto ambiental das atividades humanas e incentivando mudanças nos hábitos cotidianos para garantir um legado de um mundo melhor para as futuras gerações. Lamoglia conclui: “Dialogar com diferentes públicos e conquistar uma plataforma de alcance é mais um privilégio que reconheço. Por ter emendado projetos voltados para crianças e adolescentes, como ‘Bia’ e ‘Juacas’, na Disney, com meu trabalho em ‘Elite’, um thriller com classificação etária, sempre busco compartilhar conhecimento e promover a conscientização, não importa a idade do público. Acredito que cada um de nós tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável e mais justo. A questão ambiental, por exemplo, sempre foi importante para mim, especialmente porque cresci nas praias do Rio de Janeiro, onde pude ver de perto a importância de preservar nosso planeta para todos, especialmente para as próximas gerações”.

Sair da versão mobile