Reconhecida por seu pioneirismo, a Urbia é um dos principais exemplos para o setor de gestão de parques do Brasil. A companhia, detentora de quatro concessões de parques públicos e áreas de conservação ambiental na capital paulista e região sul do país, conta com o Parque Ibirapuera, cartão-postal da cidade de São Paulo, como um case de sucesso e inspiração de gestão a ser seguido.
Como a Urbia tem utilizado o modelo de sucesso do Parque Ibirapuera para gerir outros projetos? Quais fatores contribuíram para o sucesso desse modelo e quais benefícios ele traz para a população em geral?
Somos pioneiros na gestão de parques urbanos. O modelo de negócios desenvolvido pela Urbia para o Parque Ibirapuera é inovador, pois oferece um espaço público, gratuito e democrático, mas com uma infraestrutura e programação com padrões internacionais. E tudo isso é viabilizado pelas atividades comerciais e pelo patrocínio de marcas líderes em seus respectivos segmentos. Isso se traduz em benefícios significativos para a sociedade, como a diversificação da programação cultural, oferta de infraestrutura completa nos parques, além de viabilizar importantes projetos de sustentabilidade, educação, cultura e lazer para a população. A experiência de administrar o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, desde 2011, nos trouxe uma base de conhecimento importante para o desenvolvimento do plano de negócios da Urbia.
Com o sucesso da captação comercial no Parque Ibirapuera e a aprovação positiva que temos recebido dos visitantes, expandimos de modo gradativo esse modelo, adaptando-o em outros parques da nossa rede. Nosso compromisso é atender as necessidades dos frequentadores desses espaços, garantindo experiências únicas em infraestrutura de qualidade.
Quais parcerias a Urbia tem estabelecido para ampliar sua atuação e quais resultados têm sido alcançados com essas colaborações?
Estabelecemos parcerias estratégicas em resposta às demandas específicas de cada parque e de seus visitantes. Buscamos colaborar com marcas que estejam alinhadas aos nossos pilares, que são a valorização e a preservação do patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferecemos um lazer qualificado, além de entretenimento e cultura para todos os frequentadores.
Nossa empresa prioriza o meio ambiente e implementa regras para uma ocupação consciente e adequada dos espaços. Exemplo disso é a implantação da Central de Reciclagem, ação que faz parte do Eco 360, maior projeto de sustentabilidade já desenvolvido no Ibirapuera. Por meio da Central, todos os resíduos recicláveis coletados no parque são separados para destinação adequada, retornando à cadeia produtiva como matéria-prima, antecipando em dois anos nossa meta de tornar o parque em Aterro Zero.
Em quatro anos de concessão do Ibirapuera, com o patrocínio de grandes marcas nacionais e internacionais, instalamos novas quadras esportivas, adicionamos espaços como o skate park e desenvolvemos inúmeras atividades de apoio aos usuários. Também oferecemos aulas esportivas gratuitas que atendem diferentes públicos e ampliamos a programação cultural. Essas colaborações não apenas enriquecem nossa oferta de serviços, mas também promovem benefícios significativos para toda a comunidade.
Destaco também a Escola de Música do Parque Ibirapuera, financiada e apoiada pela Urbia, um belíssimo programa sociocultural de educação musical para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 12 e 18 anos, onde aproximadamente 150 alunos são impactados todos os anos. No currículo constam cursos de história da música, harmonia, canto e instrumentos musicais, com corpo acadêmico de 33 professores em prol da música popular brasileira.
Com o Parque Ibirapuera prestes a completar 70 anos, quais são os planos futuros para manter o parque como um espaço acolhedor e inovador para as próximas gerações?
Até o final de 2024, em comemoração ao seu 70º aniversário, está previsto um investimento adicional para a instalação de melhorias, consolidando o parque como um dos mais bem equipados do país. A Urbia implementou iniciativas inovadoras para aprimorar a experiência dos visitantes, como estações de carregamento elétrico para automóveis e totens de autoatendimento para aluguel de bicicletas, facilitando o acesso e reduzindo o tempo de espera. Além disso, lançamos o aplicativo Ibirabike, permitindo reservas, pagamentos e retiradas de bicicletas de forma eficiente. Estamos também introduzindo o serviço Ibirabike Kids no recém-inaugurado parque infantil, com bicicletas adaptadas para crianças e opções seguras para transporte de bebês com carrinhos acoplados.
Falando um pouco mais sobre a sua carreira, quais os maiores desafios que já enfrentou e como os superou? Além disso, quais oportunidades você enxerga para o futuro das empresas sob sua liderança?
Minha trajetória é marcada por diversos momentos que exigiram resiliência, inovação e visão estratégica para superá-los. É uma grande responsabilidade continuar o legado do meu pai, fundador da Construcap, que forjou os valores presentes hoje nas empresas do Grupo Construcap. Em um mercado dinâmico como o da Construcap e da Urbia, enfrentei o desafio de liderar expansões estratégicas e aprimorar nossa competitividade no cenário nacional, além da diversificação dos segmentos de atuação do nosso grupo. Para nós, sempre empreendemos pensando no legado que podemos deixar para a nossa sociedade, como foi o caso da Inova Saúde, empresa do grupo que já construiu três hospitais de alta tecnologia e hotelaria hospitalar de primeira linha exclusivamente para pacientes do SUS, em uma PPP com o Estado de São Paulo. Acreditamos no valor das pessoas que nos ajudam e constroem suas carreiras conosco, formando uma equipe altamente capacitada e alinhada com nossos valores fundamentais de excelência e integridade.
Para o futuro das empresas, enxergo grandes oportunidades na expansão de projetos de infraestrutura sustentável. Estamos investindo em tecnologias emergentes e práticas de ESG a fim de fortalecer nossa posição de liderança no mercado. Além disso, estamos comprometidos em expandir nossa atuação na gestão de parques urbanos e naturais, utilizando nosso modelo comprovado para oferecer experiências enriquecedoras aos frequentadores.
Como CEO da Urbia e da Construcap, quais os principais valores que você busca incluir na cultura organizacional das empresas e como eles refletem nas decisões estratégicas e no relacionamento com os colaboradores e stakeholders?
Compartilho com os sócios do Grupo Construcap a construção de uma cultura organizacional baseada em valores sólidos, onde a integridade, segurança, excelência operacional e o compromisso com a sustentabilidade são fundamentais em todas as nossas iniciativas. Promovemos uma cultura de transparência e respeito mútuo, criando um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo. Afinal, nosso ativo mais importante são as pessoas que realizam os projetos que desenhamos. Nossa abordagem valoriza a inovação constante e o investimento contínuo para a capacitação das nossas equipes. Esses valores não apenas orientam as práticas diárias de todo o grupo, mas também fortalecem nossa posição como líderes no setor de infraestrutura e gestão de parques urbanos.