Uma receita caseira se tornou uma prática popular para o tratamento para dor de garganta. Nessa, as pessoas misturam água morna e sal ou bicarbonato e gargarejam. No entanto, mesmo com sua popularidade, as pessoas ainda possuem dúvidas se a ação teria benefícios.
De acordo com o otorrinolaringologista Rafael Raposo, este gargarejo com água morna e sal ou bicarbonato de sódio funcionaria como uma ação antisséptica. “Assim como a limpeza nasal, estudos científicos mostram que o gargarejo com soluções salinas, principalmente os com bicarbonato, tem uma ação bactericida”, afirmou o médico.
Além da ação antisséptica, o bicarbonato também teria propriedades alcalinas que mudariam o PH da garganta. Desta forma, neutralizaria bactérias que se proliferam em ambientes mais ácidos. Enquanto isso, a água morna umedeceria e acalmaria a mucosa, o que diminuiria a inflamação.
Segundo Raposo, a proporção ideal para a solução caseira seria de: para um copo americano de água morna, o necessário será uma “colher de café” com sal ou bicarbonato. Quem não quiser fazer o gargarejo, o especialista indicou chás de ervas calmantes, como camomila ou gengibre. Além disso, manter o repouso da voz durante a inflamação ajudará na recuperação.
Para as crianças, a pediatra Ana Escobar afirmou que os benefícios do gargarejo serão os mesmos que os dos adultos. Mas, de acordo com o G1, o recomendado será para crianças acima de 9 anos, pois nessa idade elas já conseguem fazer o gargarejo da receita caseira sem engasgar.